Mastercard anunciou o desenvolvimento de um modelo de inteligência artificial próprio que será usado para detectar fraudes. Segundo a empresa, o Decision Intelligence Pro permitirá que os bancos avaliem melhor as transações suspeitas em tempo real e determinem se elas são legítimas ou não.

Leia mais

publicidade

IA analisa histórico de transações

  • O algoritmo da Mastercard foi treinado com dados das cerca de 125 bilhões de transações que passam pela rede de cartões da empresa anualmente.
  • Essas informações ajudam a IA a entender as relações entre os comerciantes.
  • Por exemplo, a tecnologia consegue identificar se determinada compra faz parte do histórico de determinado cliente.
  • Dessa forma, é possível identificar padrões e prever quando transações fraudulentas estão ocorrendo, segundo a empresa.
  • Para isso, é estabelecido um sistema de pontuação.
  • Pontuações mais alta significam que a compra em análise está seguindo o comportamento esperado do titular do cartão.
  • Já as mais baixas ligam um sinal de alerta.
  • Segundo a Mastercard, todo esse processo acontece em apenas 50 milissegundos.
  • As informações são da CNBC.
Imagem mostra a ponta de um cartão de crédito físico, com a bandeira da Mastercard
IA da Mastercard promete melhorar as taxas de detecção de fraudes em 20%, em média (Imagem: garmoncheg/Shutterstock)

Investimentos pesados

A novidade é uma rede neural recorrente proprietária, uma parte central da IA generativa, e foi construída do zero pelas equipes de segurança cibernética e antifraude da Mastercard.

Estamos usando os modelos de transformadores que basicamente ajudam a obter o poder da IA generativa. É tudo construído internamente, temos todos os tipos de dados do ecossistema. Devido à própria natureza do negócio em que estamos, vemos todos os dados de transações que nos chegam do ecossistema.

Ajay Bhalla, presidente da unidade de negócios cibernéticos e de inteligência da Mastercard, em entrevista à CNBC

De acordo com a empresa, a inteligência artificial pode ajudar as instituições financeiras a melhorar suas taxas de detecção de fraudes em 20%, em média. Em alguns casos, no entanto, a tecnologia teve resultados até 300% melhores.

publicidade

A Mastercard diz que investiu mais de US$ 7 bilhões, quase R$ 35 bilhões, em tecnologias de segurança cibernética e IA nos últimos cinco anos. Isso inclui uma série de aquisições, como o acordo de março de 2023 para comprar a empresa sueca de segurança cibernética Baffin Bay Networks.

A companhia destaca que o novo sistema, além de diminuir o número de fraudes, vai representar uma economia, uma vez que eliminará grande parte dos custos que normalmente era empregados na avaliação de transações ilegítimas.

publicidade

Várias empresas do setor de pagamentos e bancos digitais têm adotado a IA recentemente. A PayPal, por exemplo, anunciou na semana passada novos produtos baseados na inteligência artificial para melhorar o serviço prestado.