Alternativamente aos grandes serviços de streaming por assinatura, que muitas vezes têm uma oferta limitada de conteúdos, a FILMICCA se destaca como uma plataforma dedicada ao “cinema de arte”. Este serviço é ideal para cinéfilos ou para aqueles que procuram filmes que vão além das produções comerciais mais populares.

Se você se interessou ou ficou curioso, a seguir apresentamos os cinco filmes imperdíveis disponíveis no catálogo da FILMICCA.

publicidade

Dias de Ira (1943)

Vredens dag (1943) / Crédito: Palladium Danmark, Nordisk Film-Palladium Production A/S, Janus Films (divulgação)

Obra-prima do cinema global, “Dias de Ira” é uma produção dinamarquesa dirigida pelo mestre Carl Theodor Dreyer. Ambientado no século XVII, o filme se desenrola durante o período de caça às bruxas e forte influência da Igreja. 

A história foca em Anne (Lisbeth Movin), uma jovem que se vê obrigada a se casar com um pastor mais velho (Thorkild Roose), envolvido nos julgamentos de bruxaria. Eles compartilham a vida com a mãe rígida e autoritária do pastor (Sigrid Neiiendam), que desaprova Anne.

publicidade

Entretanto, o destino dessa família toma um rumo sombrio quando Anne se apaixona pelo filho mais jovem do pastor (Preben Lerdorff Rye), que retorna ao lar.

Leia mais:

publicidade

Jeanne Dielman (1975)

Considerado pela respeitada revista de cinema Sight and Sound como o melhor filme da história cinematográfica, “Jeanne Dielman” é uma obra experimental belga dirigida pela renomada cineasta Chantal Akerman. 

O longa-metragem explora a rotina diária de Jeanne Dielman (interpretada por Delphine Seyrig), uma mãe solteira que reside com seu filho adolescente. A narrativa se desenrola ao longo de três dias, focalizando nas atividades domésticas realizadas por Dielman, como cozinhar e limpar. Contudo, ao longo das 3 horas e 21 minutos de exibição, a obra reserva reviravoltas surpreendentes no desfecho.

publicidade

Bom Trabalho (1999)

Beau Travail (1999) / Crédito: Tanaïs Productions, La Sept-Arte (divulgação)

Baseado livremente no romance “Billy Budd”, de Herman Melville, “Bom Trabalho” é um elogiado filme francês dirigido por Claire Denis. A obra apresenta uma narrativa não convencional, escapando da linearidade e enfatizando uma experiência sensorial e sugestiva centrada nas imagens e movimentos corporais dos personagens. 

A trama acompanha um pelotão da Legião Estrangeira Francesa liderado pelo sargento Galoup (interpretado por Denis Lavant). Embora seja respeitado entre seus companheiros legionários, a vida de Galoup começa a desmoronar, e sentimentos conflituosos emergem quando um novo recruta (interpretado por Grégoire Colin) se junta à unidade.

A Crônica de Anna Magdalena Bach (1968)

Chronik der Anna Magdalena Bach (1968) / Crédito: Franz Seitz Filmproduktion, HR (divulgação)

Dirigido pelos influentes cineastas franceses Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, “A Crônica de Anna Magdalena Bach” é uma cinebiografia que retrata a obra do compositor Johann Sebastian Bach. Apresentando as composições de Bach em ordem cronológica, o filme se baseia em um diário fictício atribuído à sua segunda esposa, Anna Magdalena Wilcken Bach. 

Mantendo o rigor formal e a abordagem minimalista característicos da dupla de cineastas, a obra exibe trechos musicais da obra de Bach em longas tomadas, com poucos cortes. 

O papel de Bach é desempenhado pelo renomado músico Gustav Leonhardt. As interpretações musicais são autênticas e foram executadas pela Concentus Musicus, sob a regência de Nikolaus Harnoncourt.

Samba Traoré (1992)

Vredens dag (1943) / Crédito: Palladium Danmark, Nordisk Film-Palladium Production A/S, Janus Films (divulgação)

Drama burquinense com elementos de thriller, “Samba Traoré” é uma obra dirigida pelo renomado cineasta Idrissa Ouédraogo. O elenco inclui Bakary Sangaré, Mariam Kaba, Abdoulaye Komboudri, Irène Tassembédo e Moumouni Campaoré.

O protagonista do filme é Samba Traoré (Bakary Sangaré), que retorna à sua aldeia depois de anos vivendo na cidade. Samba está fugindo das autoridades após assaltar um posto de gasolina, no qual seu parceiro foi morto.

Com a esperança de reconstruir sua vida e deixar o passado para trás, Samba se casa e tenta abrir um bar com o dinheiro do roubo. No entanto, ele vive constantemente com o temor da polícia e do receio de que sua aldeia descubra sobre seu histórico.