Os filmes de viagem no tempo são aqueles que exploram a premissa de viajar para o passado ou futuro, desafiando as fronteiras do tempo. Os personagens geralmente lidando com paradoxos temporais e consequências ao manipular a linha temporal. 

Esses filmes despertam nossa curiosidade e nos levam a ponderar sobre as ramificações de nossas decisões e a intrincada natureza do tempo. Abaixo, apresentamos uma seleção de 9 filmes de diversos gêneros que exploram essa temática.

publicidade

Timecop 

Jean-Claude Van Damme estrela o filme de ação e ficção cientifica “Timecop” (1994) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível na plataforma Runtime TV.

“Timecop” é um filme de ação e ficção científica estrelado por Jean-Claude Van Damme, baseado em uma história em quadrinhos homônima. 

Em uma realidade onde as viagens no tempo são possíveis e reguladas por uma instituição governamental, o agente Max Walker tem a função de impedir abusos e corrigir mudanças indevidas no tempo. Quando seu parceiro é assassinado, ele descobre uma conspiração que envolve corrupção política na manipulação do tempo.

publicidade

Te Amarei para Sempre

Rachel McAdams e Eric Bana protagonizam o romance “Te Amarei para Sempre” (“The Time Traveler’s Wife”, 2009) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Henry (Eric Bana) possui uma condição genética rara que o faz viajar no tempo involuntariamente, aparecendo em vários momentos da vida de seu grande amor, Clare (Rachel McAdams). 

O romance segue a jornada desse apaixonado casal tentando construir uma vida juntos frente a essa fantástica situação.

publicidade

Leia mais:

Os Doze Macacos

Bruce Willis estrela a ficção cientifica “Os Doze Macacos” (“12 Monkeys”, 1995) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível na Oi Play.

Em um futuro distópico, o prisioneiro James Cole (Bruce Willis) é enviado de volta no tempo para encontrar a origem de um vírus que devastou a humanidade. No entanto, ele acaba erroneamente sendo enviado para o ano de 1990 em vez de 1996. Lá, ele se envolve em uma teia conspiracional ao lado da psiquiatra Kathryn (Madeleine Stowe) e do paciente mental Jeffrey (Brad Pitt).

publicidade

Baseado no curta “La Jetée” de Chris Marker, “Os Doze Macacos” é uma ficção científica que trata sobre o caos e a insanidade. 

Peggy Sue – Seu Passado a Espera

Kathleen Turner e Nicolas Cage em cena do filme “Peggy Sue – Seu Passado a Espera” (“Peggy Sue Got Married”, 1986) / Crédito: Tri-Star Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar no Amazon Prime Video.

Dirigido por Francis Ford Coppola, “Peggy Sue – Seu Passado a Espera” é uma comédia nostálgica sobre segundas chances e o valor de nossas escolhas.

Em 1985, Peggy Sue (Kathleen Turner), uma dona de casa insatisfeita e prestes a se divorciar, participa de uma reunião de sua turma do ensino médio. Durante o evento, ela desmaia e acorda em 1960, no último ano do colegial. Novamente em um corpo jovem, Peggy tem a chance de reavaliar suas escolhas.

Questão de Tempo

Rachel McAdams e Domhnall Gleeson em imagem da comedia romantica “Questão de Tempo” (“About Time”, 2013) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video, Star+ e Telecine.

Tim (Domhnall Gleeson), descobre que pode viajar no tempo quando seu pai (Bill Nighy) revela que isso é uma característica dos homens da família. Porém, só é possível retornar a momentos já vividos. Ele decide usar essa habilidade para melhorar sua vida amorosa com Mary (Rachel McAdams).

O filme é uma comédia romântica sobre amadurecimento e a importância de aproveitar cada momento. 

Primer

Imagem do filme “Primer” (2004) / Crédito: StudioCanal (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Mubi.

“Primer” é uma ficção científica independente sobre viagem no tempo e paradoxos temporais. O enredo é altamente técnico e não se preocupa em explicar os eventos, deixando muito das conexões abertas à interpretação.

Na premissa, dois engenheiros desenvolvem acidentalmente uma máquina do tempo e começam a usá-la para ganhos financeiros. Porém, enfrentam bizarras consequências como múltiplas linhas do tempo e versões diferentes de si mesmos. 

O Homem do Futuro

Wagner Moura protagoniza a comedia romantica com toques de ficção cientifica “O Homem do Futuro” (2011) / Crédito: Globo Filmes (divulgação)
  • Disponível para alugar na Apple Tv e na Microsoft Store.

Esta comédia romântica brasileira estrelada por Wagner Moura e Alinne Moraes conta a história de um cientista que vive em constante infelicidade desde que sofreu uma humilhação pública e perdeu sua namorada durante uma festa há duas décadas.

Porém, um acidente com uma de suas invenções abre uma ponte para o passado, transportando-o de volta ao fatídico momento. Na oportunidade de corrigir sua história, suas ações geram drásticas alterações no presente.

Eu te Amo, Eu te Amo

Claude Rich e Olga Georges-Picot em imagem do filme “Eu te Amo, Eu te Amo” (“Je T’Aime, Je T’Aime”, 1968) / Crédito: Parc Film (divulgação)

Do renomado cineasta Alain Resnais, “Eu te Amo, Eu te Amo” é um filme francês experimental de ficção científica.

Um homem deprimido que tentou se suicidar após o fim de seu relacionamento concorda em participar de um experimento científico. O sujeito é selecionado como voluntário para viajar no tempo, mas o experimento dá errado e ele fica preso em uma sucessão de memórias fragmentadas.

Trilogia De Volta para o Futuro

Os cartazes da trilogia “De Volta para o Futuro” (“Back to the Future”) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Os três filmes estão disponíveis para assinantes do Amazon Prime Video e Star+.

Essa sugestão vale por três! “De Volta para o Futuro” é uma trilogia de filmes dirigidos por Robert Zemeckis que seguem as aventuras de Marty McFly (Michael J. Fox) e do cientista Dr. Emmett “Doc” Brown (Christopher Lloyd) enquanto viajam no tempo usando um carro DeLorean modificado.

No primeiro filme, McFly é acidentalmente enviado de volta para o ano de 1955, onde encontra seus pais adolescentes e ameaça sua própria existência. O segundo continua imediatamente após esses eventos, com Marty e Doc viajando para o ano de 2015 e depois de volta para 1955 para corrigirem as consequências das viagens temporais. O terceiro conclui a trilogia, levando a dupla ao Velho Oeste.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!