Um comum objeto de estudo de especialistas da arqueologia é Göbekli Tepe, o sítio megalítico mais antigo do mundo, com cerca de 12 mil anos de existência, localizado no sul da Turquia. Nos últimos anos, no entanto, quem tem chamado a atenção é o seu sítio irmão, e menos conhecido, Karahan Tepe.

Leia mais:

Karahan Tepe é um sítio arqueológico muito semelhante ao Göbekli Tepe, porém, tem atraído profissionais pelos mistérios que o rodeiam.

Localizado apenas a 45 quilômetros ao leste de Göbekli Tepe, Karahan Tepe foi descoberto em 1997, segundo indica um estudo acadêmico publicado em 2000.

publicidade

O sítio arqueológico ainda não foi escavado completamente, no entanto, algumas escavações já realizadas puderam confirmar que esse complexo tem similaridades com Göbekli Tepe. 

A palavra “tepe” significa “colina” ou “cume” em turco. O nome é dado para indicar como ambos os locais ficam ao redor das montanhas rochosas Tektek da Turquia. É verdade que colinas ao redor de Karahan Tepe são um pouco menos severas, já que sua posição se encontra a cerca de 700 metros acima do nível do mar.

Sua área completa chega a 325 mil metros quadrados — três vezes menor que a área escavada do Göbekli Tepe. Mesmo com um espaço menor, no entanto, foi possível identificar semelhanças entre os dois lugares nas características de pilares, estruturas especiais, obeliscos e esculturas ornamentadas de animais.

Outro estudo revela que já foram encontrados 274 itens de valor arquitetônico no local, sendo pelo menos 266 pilares que ainda permanecem de pé. Alguns deles, curiosamente, foram decorados com relevos impressionantes representando cobras e rostos humanos.

Período do surgimento do Karahan Pepe ainda é um mistério

Não há ainda um esclarecimento sobre de quando é o Karahan Pepe, mas devido às similaridades, é provável que seja aproximadamente do mesmo período de Göbekli Tepe. A habitação desse espaço parece ter ocorrido apenas por um breve período de tempo durante o período Neolítico Pré-Cerâmica.

  • Quando se fala de Göbekli Tepe, estamos falando de um sítio arqueológico que desafia algumas suposições que existem sobre civilizações antigas.
  • Até então, se considerava que estruturas complexas como esse sítio só poderiam surgir bem depois de a sociedade ter dominado a agricultura.
  • Contudo, as escavações indicam que o local foi construído logo no início da primeira revolução agrícola da humanidade, quando assentamentos, teoricamente, deviam ser menos complexos e menores.

Não apenas conhecido como o sítio megalítico mais antigo conhecido do mundo, Göbekli Tepe é frequentemente considerado uma anomalia. Uma construção que, por alguma razão, aparece milhares de anos antes de qualquer outra coisa semelhante na Terra surgir.

No entanto, seu sítio-irmão, Karahan Tepe, mostra que certamente não se trata de uma descoberta única e que, na verdade, outras descobertas que mudam paradigmas podem estar por aí.