Imagem: Dima Zel / Shutterstock.com
A NASA está pronta para dar início a uma missão que irá analisar a saúde da Terra. O satélite Pace será colocado em órbita a cerca de 677 quilômetros do nosso planeta, mais distante que a Estação Espacial Internacional (ISS), e fará uma varredura dos oceanos e da atmosfera.
Leia mais
O satélite será lançado de um foguete Falcon 9, da SpaceX, a partir do Cabo Canaveral, na Florida, Estados Unidos, na madrugada desta quarta-feira (7), às 3h33min pelo horário de Brasília.. A missão é considerada revolucionária porque irá fornecer detalhes das microalgas (fitoplânctons) do oceano que nunca foram analisadas antes.
Segundo a oceanógrafa da NASA, Violeta Sanjuan, esses organismos representam apenas 1% da massa vegetal total do planeta (incluindo terrestre). Mesmo assim, geram de 50% a 60% do oxigênio disponível na Terra.
Isso significa que os fitoplânctons são muito mais eficientes na captura de dióxido de carbono e na liberação de oxigênio do que as plantas terrestres. Por isso, além de serem a base da cadeia alimentar e a origem da vida, eles também têm enorme importância no combate às mudanças climáticas.
Outro ponto fundamental apontado pelos cientistas é que o oceano representa 70% da superfície terrestre, mas apenas cerca de 5% desta extensão já foi estudada. O trabalho é considerado fundamental, uma vez que vai coletar informação sobre como os nossos oceanos se comportam, de como é a atmosfera e como ambos interagem e regulam o nosso clima.
Esta post foi modificado pela última vez em 7 de fevereiro de 2024 21:17