Aberto ao público geral, Bluesky teve 800 mil novos usuários em um dia

Rede social que planeja ser um dos concorrentes do X foi lançada em versão beta ano passado, e só era possível ingressar com um convite
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 07/02/2024 21h19, atualizada em 01/03/2024 11h18
bluesky
Imagem: AliSpective/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A abertura do Bluesky ao público geral no começo desta semana já parece estar dando frutos. A rede social teve seu lançamento em uma versão beta no ano passado, onde só perfis convidados conseguiam ingressar, mas agora, com sua abertura oficial, já alcançou em um dia 800 mil novos usuários.

Leia mais:

Quando a rede ainda estava em sua versão beta, o convite para entrar com um perfil chegou a ser vendido no eBay por 400 dólares. Isso agora ficou no passado, e a rede social já se prepara para ultrapassar o total de 4 milhões de usuários em breve, apenas uma semana após ter atingido os 3 milhões.

Dados disponíveis publicamente indicam que o número de usuários quase dobrou de segunda para terça desta semana, momento que a plataforma foi oficialmente aberta ao público.

De olho na concorrência

  • Os donos do Bluesky não desejam parar de crescer tão cedo, já que sua rede ainda é menor que seu principal concorrente, o Mastodon.
  • Como estudo de caso, o adversário pode dar boas esperanças, já que o crescimento do Mastodon mostra o potencial do Bluesky.
  • Quando Elon Musk finalizou o acordo para comprar o Twitter no final de outubro de 2022, o Mastodon tinha cerca de 400.000 usuários, mas hoje já chega aos 8,7 milhões.

O lançamento do Bluesky passou por algumas turbulências. Muitos dos feeds algorítmicos personalizados gerados pela plataforma para cada usuário pararam de funcionar durante a noite, confirmou o CEO Jay Graber. A situação foi normalizada, e neste momento, o aplicativo parece estar funcionando perfeitamente.

A tese mais provável é de que a queda dos feeds se deu pelo aumento repentino da atividade na rede social, já que o número de usuários vem aumentando sem parar.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.