A abertura do Bluesky ao público geral no começo desta semana já parece estar dando frutos. A rede social teve seu lançamento em uma versão beta no ano passado, onde só perfis convidados conseguiam ingressar, mas agora, com sua abertura oficial, já alcançou em um dia 800 mil novos usuários.

Leia mais:

Quando a rede ainda estava em sua versão beta, o convite para entrar com um perfil chegou a ser vendido no eBay por 400 dólares. Isso agora ficou no passado, e a rede social já se prepara para ultrapassar o total de 4 milhões de usuários em breve, apenas uma semana após ter atingido os 3 milhões.

Dados disponíveis publicamente indicam que o número de usuários quase dobrou de segunda para terça desta semana, momento que a plataforma foi oficialmente aberta ao público.

publicidade

De olho na concorrência

  • Os donos do Bluesky não desejam parar de crescer tão cedo, já que sua rede ainda é menor que seu principal concorrente, o Mastodon.
  • Como estudo de caso, o adversário pode dar boas esperanças, já que o crescimento do Mastodon mostra o potencial do Bluesky.
  • Quando Elon Musk finalizou o acordo para comprar o Twitter no final de outubro de 2022, o Mastodon tinha cerca de 400.000 usuários, mas hoje já chega aos 8,7 milhões.

O lançamento do Bluesky passou por algumas turbulências. Muitos dos feeds algorítmicos personalizados gerados pela plataforma para cada usuário pararam de funcionar durante a noite, confirmou o CEO Jay Graber. A situação foi normalizada, e neste momento, o aplicativo parece estar funcionando perfeitamente.

A tese mais provável é de que a queda dos feeds se deu pelo aumento repentino da atividade na rede social, já que o número de usuários vem aumentando sem parar.