A Microsoft se tornou a empresa mais valiosa do mundo recentemente graças, em grande parte, às suas apostas e investimentos em inteligência artificial (IA). E o CEO da empresa, Satya Nadella, cutucou (de leve) a concorrência durante evento em Mumbai, na Índia, nesta quarta-feira (07).

Para quem tem pressa:

  • A Microsoft se tornou a empresa mais valiosa do mundo recentemente graças, em grande parte, aos seus investimentos em IA. E o CEO Satya Nadella cutucou (de leve) a concorrência durante evento em Mumbai, na Índia, nesta quarta-feira (07);
  • Nadella aproveitou a oportunidade para promover as ofertas de IA da Microsoft a líderes empresariais indianos, incentivando-os a adotar a tecnologia para impulsionar a produtividade e inovar em seus produtos;
  • O executivo destacou o papel da Índia no avanço da IA, além de mencionar que o país possui a segunda maior base de talentos em desenvolvimento nesta área. A empresa também se comprometeu a capacitar dois milhões de indianos em IA até 2025;
  • O CEO também apontou usos inovadores e únicos da IA na Índia, como o trabalho da empresa Karya, que desenvolve conjuntos de dados em diversas línguas indianas.

“Temos o melhor modelo [grande de linguagem, LLM] hoje. Mesmo com toda a agitação, um ano depois, o GPT-4 é melhor”, disse Nadella. Em seguida, veio a cutucada: “Aguardamos a chegada da concorrência. Ela chegará, tenho certeza. Mas fato é que temos o LLM mais avançado do mercado.”

Leia mais:

IA da Microsoft

Fachada da Microsoft
(Imagem: HJBC/Shutterstock)

Nadella aproveitou a ocasião para apresentar a poderosa linha de ofertas de IA da Microsoft a líderes de algumas das maiores empresas da Índia. Em seu discurso de 35 minutos, o CEO instou as empresas a explorarem maneiras de implementar IA para aumentar a produtividade e aprimorar seus produtos. Ele também alertou para o risco de ficarem para trás.

publicidade

O executivo enfatizou a importância da Índia intensificar seus esforços e se concentrar em IA ao destacar o impacto potencial da tecnologia no PIB do país. Nascido na Índia, Nadella mencionou que a nação já se tornou a segunda maior base de talentos para desenvolvedores de IA no GitHub.

A Microsoft também anunciou planos de oferecer oportunidades de capacitação em IA para dois milhões de indianos em cidades e vilarejos menores até 2025. Nadella expressou sua esperança de que um consenso emergente favoreça a difusão dessa tecnologia, o que contribuiria para o progresso socioeconômico.

Nadella destacou a singularidade e a inovação dos casos de uso de IA na Índia, sem perceber diferenças significativas em relação ao resto do mundo. Entre as iniciativas únicas mencionadas está a Karya, empresa de dados éticos que cria conjuntos de dados em várias línguas indianas para treinar modelos de IA. Ao mesmo tempo, oferece empregos e educação às pessoas em áreas rurais.