O avião usado pelo presidente Lula voltou a gerar interesse nas rede sociais depois de ter uma decolagem abortada no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no último domingo (4). Trata-se de um modelo Airbus A319, que atende a Presidência da República desde 2005. O veículo, que foi adquirido durante o primeiro mandato de Lula e que ganhou o apelido de ‘Aerolula’, possui suíte presidencial, um espaço para reuniões e comporta até 39 passageiros.

Até o momento não foram divulgadas informações sobre os motivos que levaram o comandante do voo a ter que abortar a decolagem. A FAB informou apenas que realizou uma “abortiva no início da corrida de decolagem” em Congonhas e que a ocorrência “foi sanada e o voo prosseguiu normalmente”. A viagem era de São Paulo a Brasília.

Como é o interior do avião usado por Lula

O modelo A319 é o principal e mais utilizado pela Presidência da República. Ele foi modificado para se adaptar a viagens do presidente e de comitês. A aeronave, originalmente, foi fabricada para uso militar de transporte de passageiros que exigem maior segurança, como o presidente, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB). Veja algumas fotos do veículo:

Avião usado por Lula
Imagem: Agência Brasil/2014

Leia mais:

publicidade
Avião usado por Lula
Imagem: Agência Brasil

O veículo já atingiu metade de sua vida útil e, por isso, desde o ano passado a FAB estuda substitui-lo. A aeronave, que é dividida em três partes – dez poltronas na frente, sala para reuniões no meio e demais poltronas atrás – foi comprada por U$ 56,7 milhões há 19 anos. O Airbus atinge velocidade de até 830 km/h e possui autonomia estimada em 8.500 quilômetros.

Avião Lula sala de reunião
Imagem: Agência Brasil/2014