Em um mundo de avanços tecnológicos cada vez mais presentes, as maneiras de ser alvo de um golpe digital também se multiplicam, e é sempre preciso estar muito atento a esse tipo de crime. Os brasileiros, no último ano, sofreram bastante com golpes digitais, e tiveram perda estimada de R$ 1,1 bilhão, segundo dados de um estudo da OLX.

Leia mais:

publicidade

Uma maneira de estar mais atento e protegido é sempre compartilhar com todos o que evitar fazer para ser alvo de um golpe. A educação digital é um dos objetivos do semana mundial da Internet Segura, que ocorre anualmente em fevereiro em todo o mundo.

“A prevenção é ainda a melhor solução para um ambiente online mais seguro. Além das soluções de tecnologia, é fundamental educarmos digitalmente a população”, explica Beatriz Soares, VP de Produtos da OLX.

publicidade

O modus operandi de golpistas costuma ser o de criar histórias capazes de ganhar a confiança de suas vítimas, sem que seu objetivo mal-intencionado transpareça.

“Os golpistas agem principalmente por engenharia social, ganhando a confiança das vítimas para conseguir dados e valores e pedem que migrem para plataformas menos seguras. Ajudar a população a entender como funciona o ambiente online e como se prevenir dos golpes é o primeiro passo para reduzirmos os golpes no ambiente virtual”, completa Beatriz.

publicidade

Os golpes mais comuns

Em 2023, os golpes mais comuns foram o falso pagamento (30,5%), a invasão de conta (25,6%) e a coleta de dados (17,8%). Os golpes de falso pagamento e invasão de conta apresentaram aumento de 19% e 51% respectivamente em comparação a 2022.

Como prevenir esses golpes

  • Para golpes como o do falso pagamento, só entregue o produto após a confirmação do depósito em sua conta bancária ou carteira digital.
  • Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens.
  • Para evitar ter a conta invadida, jamais repita suas senhas em diferentes sites e use senhas fortes, com muitos caracteres e utilizando letras, números e caracteres especiais.
  • Também é importante mudar as senhas de tempos em tempos e ficar atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre tentativa de login na sua conta.
  • Não deixe que roubem seus dados pessoais, como número de seus documentos, e, portanto, nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros.
  • Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras.
  • Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, que possuem ferramentas para promover a privacidade dos dados.
  • Você não daria acesso aos seus documentos para qualquer pessoa no mundo físico, certo? Faça o mesmo no virtual!