A empresa chinesa SANY Renewable Energy, que atua no ramo de fabricação de turbinas eólicas, criou a maior pá de turbina eólica terrestre (onshore) do mundo. Conhecida pelo código SY1310A, o componente possui nada menos que 130 metros e ficou pronta em janeiro deste ano.

Leia mais:

publicidade

Como é a maior pá de turbina eólica terrestre

  • A novidade foi apresentada primeiro na exposição China Wind Power 2023 em Pequim, China e saiu da linha de montagem da SANY no dia 21 de janeiro.
  • Em diâmetro, esses gigantes se estendem por 262 metros, quase a mesma escala de comprimento que três campos de futebol juntos.
  • Além de maior, a pá promete ser mais forte e mais leve que outros da mesma categoria, além de resistir mesmo em condições climáticas extremas, afirma a empresa.
  • Um dos recursos especialmente projetado neste sentido é uma função anti-relâmpago, por exemplo.
A pá de turbina eólica é fabricada em um parque industrial com zero emissão de carbono em Bayannur, na Mongólia. Imagem: Divulgação

A SANY também usou tecnologia de ponta e design de alto desempenho no aerofólio (a seção transversal da lâmina da pá). O layout otimizado e os processos de fabricação incluem robótica para corte preciso de fibra de vidro e uma técnica exclusiva para criar grandes lâminas compostas.

A pá de turbina eólica terrestre mais longa do mundo será anexada primeiro em uma unidade de energia de 15 megawatts da própria companhia.

publicidade

O Conselho de Eletricidade da China afirmou no seu último relatório anual que a energia eólica e solar combinadas representariam cerca de 40% da capacidade instalada de geração de energia do país até o final de 2024 (acima dos 36% vistos em 2023).