Para quem não está familiarizado, o Copilot é um assistente de IA da Microsoft. Ele usa alguns dos programas de inteligência artificial mais modernos que existem, o GPT-4 e DALL-E 3 da OpenAI. E na última semana, a gigante da tecnologia começou a dar sinais de que seus avanços em IA passam por uma versão ainda mais completa do Copilot.

Informações do The Verge indicam que esse futuro parece incluir um Copilot animado na barra de tarefas que aparece quando você copia texto ou imagens. “O ícone do Copilot mudará de aparência e será animado para indicar que o Copilot pode ajudar”, explica a Microsoft em uma postagem no blog.

Leia mais:

“Quando você passa o mouse sobre o ícone do Copilot, ele fornece um menu de ações que você pode realizar, como resumir ou explicar um texto copiado”, segue a explicação da empresa. Em testes já feitos no Windows 11 o assistente parece funcionar bem para ajudar com textos, resumindo tudo o que você copia.

publicidade

Outra funcionalidade já disponível parece ser a de arrastar e soltar uma imagem no ícone do Copilot na barra de tarefas e inseri-la em um prompt. O assistente poderá dizer o que está na imagem e, no futuro, pode até ajudá-lo a editar imagens também.

Mais mudanças focadas em IA devem chegar

  • A Microsoft já confirmou: o aplicativo Notepad terá integração com o Copilot em breve.
  • Nele, será possível selecionar um texto e clicar com o botão direito para “explicar com o Copilot”.
  • Entre suas capacidades, ele poderá decifrar texto, segmentos de código ou arquivos de log.

O fato é que, nos últimos meses, a Microsoft tem adicionado gradualmente mais e mais recursos de IA ao Windows 11 dando assim ainda mais destaque ao Copilot. São medidas que compõem um plano mais amplo, que deseja posicionar o Copilot como a grande marca de IA da Microsoft.

Outra amostra clara de que a Microsoft quer que 2024 seja “o ano da inteligência artificial no PC” é que, novos teclados da empresa já virão com uma tecla Copilot.