Confira o Olhar Digital News na íntegra (09/02/2024)

O que será que aconteceria se cientistas recriassem buracos negros aqui da Terra? Essa é uma possibilidade, segundo um pesquisador da Espanha
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 09/02/2024 21h45
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estes são alguns destaques da edição desta quinta-feira (09):

Paciente recebe implante cerebral para tratamento de TOC no Brasil

Pela primeira vez, um paciente recebeu um implante cerebral para tratamento de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) no Brasil. O procedimento foi realizado com sucesso no fim do ano passado, no Hospital SOS CARDIO, em Florianópolis (SC). Para entender melhor esse assunto, recebemos uma participação extra do doutor Alvaro Machado Dias.

Veículos elétricos preocupam a segurança nas estradas; vídeo de testes impressiona

Você sabia que os carros elétricos podem ser mais perigosos do que parece? Bom, pelo menos, é o que traz um novo estudo realizado por uma universidade nos Estados Unidos que se baseou em testes de acidentes nas estradas. Para entender melhor esse assunto, recebemos o professor Fernando Pinto, diretor de tecnologia e inovação da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Olhar Espacial: tem asteroide vindo aí?

Um asteroide com potencial destrutivo 5 vezes maior que o que atingiu a Rússia em 2013 está se aproximando da Terra. E tem uma pequena chance de atingir nosso planeta no final de fevereiro. Assunto para Marcelo Zurita!

Apocalíptico ou histórico? Ciência pode criar buracos negros

Recriar buracos negros em laboratório mudaria tudo na ciência. Responderia questões sobre gravidade e mecânica quântica. Seria prova empírica da existência de outras dimensões além das que percebemos. E a façanha é possível, segundo artigo escrito por Óscar del Barco Novillo, professor associado no departamento de Física da Universidade de Múrcia (Espanha), publicado no The Conversation.

Fusão nuclear alcança recorde histórico de energia

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, alcançaram um feito notável na busca pela energia de fusão nuclear. Esse avanço torna mais próxima da realidade a tão esperada energia limpa e ilimitada.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.