Uma versão do Canal de Serviço de Longo Prazo (LTSC, da sigla em inglês) do Windows 11 está aparentemente em desenvolvimento e será lançada oficialmente ainda este ano. Um vazamento do ISO do Windows 11 LTSC 2024, supostamente de agosto de 2023, também confirma que a Microsoft está trabalhando em uma nova “Assinatura Enterprise IoT” para clientes empresariais, indica o Windows Latest.

Em 2023, a Microsoft anunciou que o Windows 11 teria sua própria versão LTSC, prevista para ser lançada em algum momento de 2024. E a versão vazada confirma que ela definitivamente está a caminho. Mas quando estará disponível para o público?

Leia mais:

publicidade
Imagem: Windows Latest

Segundo a Microsoft, é possível esperar o LTSC no segundo semestre de 2024. “Nós sabemos que uma atualização clara no roadmap do Windows auxilia consumidores e organizações no planejamento de suas atividades de lançamento do Windows”, afirmou a Microsoft em post de blog publicado em 2023. O Windows 11 2024 LTSC será a primeira versão LTSC do Windows 11 e será baseado na versão 24H2.

É importante observar que esta é uma edição LTSC não lançada do Build 25941, que foi disponibilizada para testadores em agosto de 2023. Portanto, o build vazado é baseado em versão muito mais antiga, a 23H2, e não confirma o que será incluído no Windows 11 2024 LTSC.

Imagem: Windows Latest

Assinatura Enterprise IoT do Windows 11

  • Algumas observações iniciais podem ser feitas a partir do vazamento, mas é importante ressaltar que as informações estão sujeitas a mudanças, pontua o Windows Latest;
  • A Microsoft está trabalhando em versão de Assinatura Enterprise IoT do Windows 11 para clientes empresariais;
  • Não está claro como essa versão se difere da versão não baseada em assinatura, mas não se deve assumir que a Microsoft está tornando o Windows um sistema operacional baseado em assinatura;
  • Além disso, o novo Outlook, baseado na versão web do Outlook.com, está pré-instalado e substitui o Mail & Calendar;
  • Este build inicial da versão LTSC do Windows 11 circulou nos fóruns chineses por uma semana, porém, recomenda-se fortemente não instalá-lo em nenhum hardware real.

Novo Outlook substituirá o Mail & Calendar (Imagem: Windows Latest)

Previsão de chegada

O Windows 11 LTSC 2024 está previsto para a segunda metade do ano. Como já sabemos, a Microsoft planeja encerrar o suporte para o Windows 10 Home, Pro, Enterprise e Education em 14 de outubro de 2025. No entanto, as versões LTSC do Windows 10 continuarão a ser suportadas pela Microsoft até 1º de janeiro de 2027.

O Windows 11 LTSC receberá suporte por pelo menos dez anos, dependendo do modelo de serviço escolhido. Não há outras informações disponíveis, mas a Microsoft afirmou que compartilhará mais detalhes ainda em 2024 ou quando estivermos mais próximos do lançamento.