(Imagem: rafapress/Shutterstock)
Dentre todas as redes sociais, o Facebook é a que possui mais suspeitas de investigar a fundo os seus próprios usuários, a fim de rastrear suas atividades online com precisão e ofertar anúncios altamente personalizados. Contudo, caso você deseje continuar na rede social, mas prefere aumentar a privacidade, confira, a seguir, quais configurações do Facebook você pode alterar para preservar sua intimidade.
Leia mais:
Encaminhe-se até a “Central de Contas” do Facebook, procure pelo botão “Preferências de anúncios”, selecione “Gerenciar informações”, clique em “Informações de atividades”, pressione “Configuração de revisão” e escolha a opção “Não, não torne meus anúncios relevantes”.
A desativação deste recurso impede que os algoritmos da plataforma rastreiam toda a sua atividade online (o que você dá like, onde e o que comenta, quem você segue, etc.), guardem estes dados e os utilizem para divulgar publicidade e até outros perfis para você.
Quando um perfil no Facebook é criado, a conta já vem com uma configuração pública. Isso significa que outras pessoas, que não são suas amigas na rede social, podem visualizar toda e qualquer publicação que você tenha feito. Para reverter essa possibilidade, basta acessar as configurações de privacidade do seu perfil, clicar em “Verificação de privacidade”, selecionar “Quem pode ver o que você compartilha” e escolher uma categoria de pessoas que podem ver seus posts (como amigos).
Acesse as configurações de privacidade, selecione “Configurações”, e clique em “Perfil e marcação”. Na aba “Revisão”, verifique se ambas as opções estão ativadas; já em “Marcação”, defina quem pode marcar você em uma publicação.
Além do Facebook, outras empresas estão em contato com os seus dados para recepcioná-los e utilizá-los para diferentes propósitos. Para impedir isso, acesse a aba da “Central de Contas”, clique em “Suas informações e permissões”, pressione o botão “Sua atividade fora das tecnologias Meta”, selecione “Gerenciar atividades futuras” e clique em “Desconectar atividades futuras”. Esta função irá limpar as atividades anteriores e prevenir que outras sejam efetuadas.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de março de 2024 10:54