Como saber se meus dados foram vazados na internet?

Confira como verificar se seus dados foram vazados na internet e o que fazer para manter suas informações seguras
Por Samara Menezes, editado por Bruno Ignacio de Lima 14/02/2024 07h20, atualizada em 08/03/2024 00h39
golpes-ciberneticos
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Recentemente, foi detectado o que chamaram de MOAB (Mother of All Breaches), ou “mãe de todos os vazamentos”, onde cerca de 26 bilhões de dados de usuários de todo o mundo foram vazados ao longo dos últimos dez anos, com informações não só de plataformas famosas, como o LinkedIn, X (Twitter) e Adobe, como de instituições de renome como a USP e SPTrans, para citar algumas.

O vazamento foi detectado por investigadores de segurança do Cybernews, que informou que as informações eram meticulosamente compiladas e divulgadas de forma a facilitar a aplicação de golpes como o pishing e outros ataques cibernéticos.

Leia também:

Como saber se meus dados foram vazados?

A Have I Been Pwned? e a Cybernews disponibilizaram ferramentas para conferir se seus dados foram vazados em algum lugar na internet. Confira os tutoriais:

Have I Been Pwned?

  1. No campo disponível bem abaixo do nome do site, escreva seu e-mail

    Como ver se meus dados foram vazados na internet

  2. Clique em “pwned”

    Como saber se meus dados foram vazados na internet

  3. Logo abaixo vai aparecer o veredito

    Se tiver escrito “Good news — no pwnage found!”, é uma boa notícia, significa que seus dados não foram vazados, se estiver escrito “Oh no — pwned!”, foi vazado e é necessário tomar precauções para não cair em golpes na internet.

Cybernews

1.No canto campo disponível na tela conforme imagem abaixo

2. Clique em “Check now”. Logo abaixo do e-mail estará escrito “Your data has been leaked”, se os seus dados tiverem sido vazados, e “You are safe now” se você estiver seguro.

Mesmo que não tenha sido vazado, é sempre bom tomar algumas precauções como trocar sua senha por uma mais forte com números e caracteres, não repeti-la em diferentes contas, ativar a autenticação em dois fatores, desconfiar sempre de e-mails desconhecidos, da solicitação de dados pessoais em sites e downloads de aplicativos não oficiais.

Samara Menezes
Colaboração para o Olhar Digital

Samara Menezes é jornalista formada pelo Centro Universitário FiamFaam. Já trabalhou como jornalista responsável pela revista SBACV em Pauta, e hoje trabalha como colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.