Andrej Karpathy, pesquisador de inteligência artificial (IA) e um dos membros fundadores da OpenAI, anunciou na terça-feira (13) que está deixando a empresa. Segundo informações da Reuters, a notícia marca um afastamento significativo para a startup, que iniciou uma nova etapa em busca de melhorar sua IA.
Para quem tem pressa:
- Karpathy explicou, em anúncio no X, que se dedicará agora projetos pessoais — ele ainda esclareceu conspirações a respeito de sua saída;
- O especialista em IA estava na OpenAI desde o início, em 2015 — ele se afastou em outra ocasião, quando passou a atuar como diretor da Tesla, sendo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de assistência ao motorista da montadora, mas retornou no ano passado;
- O anúncio chega logo após Sam Altman, CEO da empresa, revelar que está negociando arrecadação de fundos para ampliar a fabricação de chips com intuito de impulsionar e melhorar a IA da startup.
Leia mais!
- OpenAI prepara assistente de IA que assumirá controle total de dispositivos
- Gemini vs ChatGPT: qual inteligência artificial é melhor?
- Microsoft Copilot Pro ou ChatGPT Plus: o que vale mais a pena?
Em primeiro lugar, nada “aconteceu” e não é resultado de nenhum evento, problema ou drama específico (mas, por favor, continuem com as teorias da conspiração, são muito divertidas :)). Na verdade, estar na OpenAI no último ano foi realmente ótimo — a equipe é muito forte, as pessoas são maravilhosas e o roteiro é muito emocionante, e acho que todos temos muito o que esperar. Meu plano imediato é trabalhar em meus projetos pessoais e ver o que acontece.
Andrej Karpathy no X.
A saída de Karpathy também ocorre após a startup alcançar uma receita de US$ 2 bilhões em 2023, com a expectativa sendo ainda maior para 2025 — empresa planeja duplicar o valor graças ao entusiasmo e aumento da demanda por produtos com IA generativa.
OpenAI e saídas importantes
Em novembro do ano passado, o ChatGPT, maior produto da OpenAI, completou um ano no mercado. A brincadeira de Karpathy sobre “conspirações” ocorre devido, na época, a startup cair em uma leva de decisões contraditórias que estabeleceram uma crise na companhia, sendo pauta nos veículos de notícias mundialmente: Sam Altman foi demitido e, como consequência, o presidente da empresa, Greg Brockman, renunciou ao cargo — eles foram readmitidos depois.
A saída dos executivos, no entanto, considerados pilares da OpenAI, caiu como bomba no mercado. A renúncia de Karpathy é vista como uma perda tão importante quanto, principalmente por ele ser um dos responsáveis pela pesquisa em IA, o negócio de 2024. No entanto, claro, todo conflito político e de imagem, além das retaliações, não estão presentes agora, já que a decisão partiu do próprio cofundador.
O Olhar Digital preparou uma reportagem especial para entendermos o ano da OpenAI e ChatGPT em 2023. Confira detalhes aqui!