Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (14):

Olhar do Amanhã: o Alzheimer é uma doença moderna?

O Alzheimer é uma doença degenerativa e sem cura. Diversos especialistas apontam que a condição se tornou epidêmica nos tempos modernos. Mas nem sempre foi assim. É o que sugerem textos médicos gregos e romanos datados de aproximadamente 2500 anos.

Placa tectônica do Pacífico começa a rachar

Pesquisadores da Universidade de Toronto (Canadá), liderados por Erkan Gün, fizeram uma descoberta importante sobre o planeta Terra sobre as placas tectônicas e que nos impacta diretamente. Eles encontraram inúmeras falhas na Placa Oceânica do Pacífico e, segundo eles, tais falhas foram causadas pela deriva ao oeste e mergulho da placa na direção do manto de nosso planeta.

Técnica pode ajudar a encontrar novos mundos habitáveis

Para que a vida prospere em um planeta é necessário que ele tenha três características: calor, umidade e comida. No entanto, agora um estudo apontou que para identificar um mundo potencialmente habitável também é preciso descobrir a entropia dele. Mas o que isso significa?

publicidade

Já existiram vulcões intensos na Amazônia, diz estudo

A Amazônia é conhecida pela sua gigantesca variedade de flora, fauna e… vulcões? Pode não parecer, mas a nossa floresta já foi bem diferente no passado. Um estudo brasileiro publicado na Geoscience Frontiers revelou que há bilhões de anos existia uma intensa atividade vulcânica por lá.

Inédito! Água é encontrada na superfície de dois asteroides

A água é fundamental para a vida. Recurso abundante na Terra, ela é bastante difícil de encontrar em outros lugares do espaço. Mas está presente, por exemplo, em asteroides. A descoberta foi feita por pesquisadores de várias instituições dos Estados Unidos.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!