Van elétrica de luxo pode estar nos planos da Porsche

Porsche não seria a primeira marca de luxo a anunciar uma van elétrica, mas, por ora, modelo não passa de um conceito
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Gabriel Sérvio 15/02/2024 06h40
porsche-van-eletrica.webp
Porsche Vision Renndienst, van elétrica conceito da marca (Foto: Porsche/Reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Parece improvável que uma marca de carros esportivos de luxo como a Porsche esteja interessada em desenvolver uma van elétrica, mas essa não é uma possibilidade tão distante. O chefe de design da empresa, Peter Varga, admitiu que a ideia parece “muito interessante”.

A montadora de esportivos de luxo não seria a primeira a fazê-lo e, inclusive, já apresentou um conceito desse tipo anteriormente.

Leia mais:

Van elétrica da Porsche

Uma van da Porsche parece tão incomum quanto uma marca de carros de corrida lançando um SUV. No entanto, foi isso que a Lamborghini fez ao lançar o Urus, o carro mais vendido da empresa italiana (a Ferrari seguiu os mesmos passos com o Purosangue).

A Porsche também não descarta arriscar. Em entrevista ao Top Gear Holanda, Varga disse o que poderia ser feito com uma van elétrica de luxo. Inclusive, a marca já apresentou um modelo conceito desse tipo, a Vision Renndienst.

Imagem: Divulgação/Porsche

O chefe de design ainda lembrou da van de luxo da Toyota, a Alphard, e revelou que, em sua opinião, é um produto interessante para a Porsche.

Vans de luxo

  • Como Peter Varga deixou claro, a ideia de uma van de luxo era opinião pessoal e não há indícios de que um modelo assim esteja em produção.
  • A van elétrica conceito Vision Renndienst foi o mais perto que a marca chegou dessa possibilidade.
  • No entanto, caso entrasse em produção, algumas mudanças provavelmente seriam feitas.

Já existe outra possibilidade entre os elétricos: a Volvo EM90, a primeira minivan elétrica da marca escandinava, anunciada em novembro do ano passado. O modelo, descrito como “uma sala de estar escandinava sobre rodas”, tem assentos largos, bancos traseiros com massagem, mesa dobrável, porta-copos, tela de entretenimento e ainda pode se transformar em sala de reuniões.

Atualmente, a van está em processo de produção, com previsão de entrega para a partir de março na China. O preço inicial é de 818 mil yuans, cerca de R$ 567 mil.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.