Os veículos elétricos são naturalmente menos barulhentos que os carros a combustão, mas a Volvo quer ir além com sua primeira minivan elétrica, a EM90.

Apresentado esta semana especialmente para o mercado chinês, o veículo leva o quesito silêncio a sério com “tecnologia de isolamento acústico e cancelamento de ruído de estrada” e até pneus mais silenciosos.

Vídeo relacionado

Leia mais:

Esta combinação promete proporcionar mais silêncio na cabine durantes as viagens, o que curiosamente é um desafio para fabricantes de carros elétricos. Como não há ronco do motor para encobrir o vento e o ruído da estrada, os sons podem incomodar os passageiros no interior de um EV.

publicidade

A marca sueca quer mudar isso no EM90. Resta saber se o veículo também será lançado em outros mercados além da China. Por ora, a empresa diz apenas que considera a ideia. 

A primeira minivan elétrica da Volvo

  • O Volvo EM90 tem capacidade para seis pessoas em uma configuração 2-2-2.
  • Os passageiros da segunda fila contam com poltronas massageadoras com ventilação e aquecimento, além de mesas e porta-copos embutidos. 
  • Duas portas deslizantes facilitam a entrada e saída dos passageiros traseiros.
  • Alimentando o EM90 está um único motor elétrico montado na parte traseira que produz 268 cavalos de potência, o que permite acelerar de zero a 100 km/h em 8,3 segundos.
  • Já a bateria possui 116 quilowatts-hora de capacidade. Segundo a Volvo, bastam 30 minutos para recuperar de 10 a 80% de carga.
  • O alcance máximo estimado é de cerca de 740 km, segundo o Ciclo de Teste de Veículos Leves da China (CLTC).
O veículo pesa quase 3 toneladas (2.763 kg) e mede imponentes 5,2 metros de comprimento. Imagem: Divulgação/Volvo
Imagem: Divulgação/Volvo

Além dos recursos acima, o interior do EM90 vem com outras comodidades. Uma delas é um sistema de som surround com nada menos que 21 alto-falantes, além de uma tela móvel de 15,6 polegadas montada no teto que também funciona como TV. 

publicidade
Há também uma tela de infoentretenimento de 15,4 polegadas para o motorista com tecnologia da Qualcomm e conectividade 5G. Imagem: Divulgação/Volvo

Assim como o SUV EX90, o EM90 também possui capacidade de carregamento bidirecional, o que significa que é possível exportar energia da bateria para recarregar outro EV ou alimentar outros eletrônicos. 

Do lado da segurança, o Volvo EM90 vem com câmeras de alta definição, câmeras de visão surround, um radar de ondas milimétricas e vários radares ultrassônicos.

publicidade

Preço

A minivan elétrica da Volvo será vendida em quatro cores e dois tamanhos de rodas (19 e 20 polegadas). O preço começa em US$ 114 mil, praticamente R$ 560 mil na cotação atual sem impostos.

Como já havia sido divulgado antes, o modelo é baseada no Zeekr 009, outro modelo vendido no mercado chinês. Tanto a Volvo quanto a Zeekr são controlados pela gigante automotiva Geely, então não é surpresa que ambos sejam quase idênticos.