O Vision Pro conquistou muitas fãs da Apple após o lançamento, mas alguns compradores já optaram por devolver o produto que custa a partir de US$ 3.500. Pelo menos é o que mostram relatos nas redes sociais.
Leia mais:
- Apple Vision Pro vai demorar para se tornar ideal — e talvez substituir o iPad
- Usar o Apple Vision Pro por muito tempo pode fazer mal à saúde, diz pesquisador
- YouTube volta atrás e estuda criar app para Apple Vision Pro
- Apple Vision Pro: atualização promete corrigir duas grandes fraquezas
O que aconteceu
- A onda de devoluções vem da primeira leva de compradores do Vision Pro (a Apple permite que qualquer produto seja devolvido até 14 dias após a compra nos EUA).
- O desconforto foi citado como principal motivo para devolver o aparelho.
- Alguns compradores dizem que o headset de realidade aumentada da Apple provoca enjoo e dores de cabeça.
- Um usuário do Threads disse que o aparelho causa tontura, enquanto outros reclamaram do peso do dispositivo, que fica concentrado na parte frontal.
Segundo as informações do The Verge, o Vision Pro também pode causar irritação e vermelhidão no olho. É o que relatou Parker Ortolani, gerente de produto do portal que também optou pela devolução.
“Era simplesmente muito desconfortável de usar, mesmo por curtos períodos, tanto devido ao peso quanto ao design. É muito caro e complicado tentar me acostumar com as constantes dores de cabeça e cansaço visual que estava sentindo”, disse.
Caro demais para o que oferece?
Outra reclamação sobre o Vision Pro é sobre o pouco impacto na produtividade. Um engenheiro escreveu no X que “a experiência de programação não conseguiu convencê-lo” e os problemas de foco também causaram dores de cabeça.
“Se não estou usando isso para produtividade (…) simplesmente não posso justificar mantê-lo”, escreveu outro usuário do Reddit .
“É difícil realizar multitarefas entre ‘janelas’ (…) Vários tipos de arquivos simplesmente não são suportados no Vision Pro”, comentou Carter Gibson, gerente sênior de gerenciamento e moderação de comunidade no Google, ao The Verge.
Por enquanto, é difícil dizer como o feedback dos primeiros usuários impactará o Vision Pro daqui para frente. Muitas pessoas que devolveram o dispositivo sugeriram que vão experimentar a segunda versão do produto, por exemplo. Também é difícil dizer qual o tamanho dessa primeira onda de retorno.