Fim dos consoles? Microsoft anuncia mudanças no futuro do Xbox

Segundo funcionários, a empresa revelou em uma reunião interna que pretende adotar uma estratégia multiplataforma para o Xbox
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 16/02/2024 15h27, atualizada em 05/08/2025 14h18
Pessoa segurando controle de Xbox
(Imagem: vfhnb12/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft está trabalhando em uma estratégia multiplataforma para o Xbox. Ao Inverse, funcionários revelaram que a empresa realizou uma reunião interna no dia 6 de fevereiro para falar sobre o futuro da plataforma. Na última quinta-feira (15), um anúncio oficial comunicou que quatro jogos exclusivos do console serão lançados para concorrentes.

Entenda:

  • A Microsoft está trabalhando em uma estratégia para transformar o Xbox em uma plataforma que pode ser acessada em vários dispositivos;
  • Antes de um anúncio oficial nesta quinta-feira (15) – que revelou que quatro jogos exclusivos do console serão lançados para concorrentes -, uma reunião interna foi realizada para falar sobre o futuro do Xbox, conforme revelado por funcionários ao Inverse;
  • Na reunião, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, e Sarah Bond, presidente da Xbox, falaram sobre o lançamento de um “hardware futuro”, cortes de empregos na Microsoft e a estratégia multiplataforma, com Bond afirmando que “toda tela é um Xbox”;
  • A iniciativa está em vigor desde 2014, quando Spencer chegou à empresa.

Na reunião, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, e Sarah Bond, presidente da Xbox, anunciaram um “hardware futuro” do Xbox e um novo Call of Duty em outubro. Spencer ainda falou sobre os recentes cortes de empregos na Microsoft. Já Bond revelou planos de transformar o Xbox em uma plataforma que pode ser acessada em vários dispositivos.

Leia mais:

Toda tela é um Xbox

Imagem: Xbox / Divulgação

De acordo com os funcionários – que preferiram não revelar suas identidades -, Sarah usou a frase “toda tela é um Xbox” para se referir à nova estratégia multiplataforma e, para ilustrar a ideia, a empresa mostrou imagens do jogo Palworld em tablets, TVs, monitores e dispositivos portáteis.

Vale lembrar que a estratégia não é novidade na Microsoft. Em 2020, Jason Ronald, Vice-Presidente de Ecossistema e Dispositivos de Jogos na Xbox Gaming, disse que a iniciativa começou em 2014 com a chegada de Spencer. Na época, Ronald destacou que a Xbox não estava “tentando forçar o jogador a atualizar para um dispositivo individual ou a tornar coisas exclusivas para este ou aquele dispositivo.”

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.