A próxima grande atualização do Windows 11 ainda está longe de sair, mas já começaram a surgir várias informações sobre a novidade.

De acordo com o perfil PhantomOcean, do X (antigo Twitter), uma espécie de vazador profissional, os usuários do sistema operacional podem esperar por um salto de qualidade quando o assunto for games.

Segundo essa postagem, a nova versão 24H2 do Windows 11 deve trazer um recurso chamado Super-Resolução Automática (ASR, em inglês).

Leia mais

publicidade

A ferramenta deve utilizar inteligência artificial para permitir que jogos rodem com mais fluidez e com imagens ainda melhores que antes.

Lembrando que essa informação é de um perfil no X. A Microsoft ainda não se manifestou oficialmente. Os vazadores, no entanto, não costumam errar.

Já vi isso antes

  • Pois é, quem joga no PC sabe que já existem tecnologias parecidas com essa ASR, que deve ser adotada pela Microsoft.
  • É algo muito parecido com o FSR, da AMD, ou o DLSS, da Nvidia.
  • Tem ainda o XeSS, da Intel.
  • A ideia é apresentar um upscaling, ou seja, um salto de qualidade na imagem, mas sem perder a fluidez do jogo.
  • Como isso acontece? É a magia da IA, que preenche os quadros e pixels automaticamente, enquanto o processador foca na taxa de quadros.
  • O grande diferencial dessa novidade é que o ASR será um recurso nativo do Windows 11 – não sendo necessário adquirir outros produtos para se ter o mesmo efeito.
  • Vale destacar de novo que estamos no campo dos rumores e das previsões. Não há nada oficial ainda.
  • Não sabemos, portanto, se o recurso vai funcionar em todos os jogos ou não.

Nota de corte

Outro vazador de internet, o perfil TheBobPony no X, afirmou que a nova atualização não vai rodar em CPUs muito antigas.

Segundo ele, o sistema operacional não vai funcionar em computadores que não possuírem a chamada instrução POPCNT.

Essa instrução começou a ser introduzida na segunda metade dos anos 2000 nos chips da AMD e na primeira geração de processadores Intel Core I.

A mudança, portanto, deve afetar PCs com mais de 13 anos de vida.

É importante destacar que as grandes empresas estarão cada vez mais focadas nos novos produtos, principalmente pensando nos saltos tecnológicos permitidos pelo incremento da IA.

Os computadores lançados neste ano, por exemplo, já contam com uma tecla específica para abrir o assistente do Copilot pelo teclado.

Foi a primeira mudança no teclado do Windows em 30 anos!

A atualização do Windows 11 deve sair no segundo semestre deste ano.