O serviço de assinatura de jogos da Microsoft, Xbox Game Pass, sofreu uma queda significativa de usuários pagantes nos últimos dois anos, conforme divulgou Phil Spencer, CEO do Xbox, em entrevista ao podcast oficial da marca. Segundo o executivo, após alcançar uma taxa de crescimento de 90% em 2021, o aumento médio anual agora é de apenas 18%. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Lançado em 2017, o Xbox Game Pass demorou três anos para alcançar os 10 milhões de assinantes (2020); 
  • Em janeiro de 2021, ele bateu 18 milhões, apontando para uma taxa recorde de crescimento de quase 90% ano; 
  • Em 2022, a Microsoft anunciou orgulhosamente que o Game Pass já tinha 25 milhões de assinantes; 
  • Tudo mudou, no entanto, de lá para cá: o serviço adicionou apenas nove milhões de assinantes ao total, representando um aumento médio anual de 18%; 
  • O relatório chega após a Microsoft demitir 1.900 funcionários das divisões de jogos e anunciar a chegada de Diablo IV, o primeiro jogo pós-aquisição da Activision, para assinantes do Game Pass — ele estará disponível a partir de 28 de março.   

Leia mais! 

Embora a big tech não tenha detalhado motivos aparentes para a queda, de forma geral, o mercado gamer sentiu um forte impacto com o pós-pandemia — isso após viver um boom impulsionado pela quarenta. 

publicidade

No Brasil, o Game Pass oferece acesso a um catálogo de jogos exclusivos em vários planos. A versão Ultimate, por exemplo (dá acesso ao Game Pass e ao Xbox Live Gold), custa R$ 49,99 mensais. Há ainda a opção para consoles e PCs, por aproximadamente R$ 30,00. 

Microsoft lançará jogos do Xbox para concorrentes

publicidade

Durante a entrevista, no entanto, Spencer também divulgou boas notícias e que, com certeza, animou o universo gamer. A Microsoft irá lançar quatro jogos exclusivos do Xbox para consoles concorrentes, como PS5 e Nintendo Switch. Anúncio era muito esperado devido à fusão da big tech com a Activision Blizzard. Saiba mais aqui

Vale pontuar que, atualmente, não há planos de oferecer o Game Pass nas plataformas Sony ou Nintendo.