A BYD realmente não está para brincadeira. Depois de bater a Tesla em vendas no último trimestre do ano passado – e começar janeiro em alta -, a montadora chinesa prepara uma série de lançamentos para 2024. O maior ocorre já no próximo domingo (25), quando o braço luxuoso da fabricante, a Yangwang, começa a vender o super-elétrico U9.
O modelo poderia tranquilamente se passar por uma Lamborghini ou uma McLaren. O design é de ponta, com desempenho notável.
- Os 4 motores elétricos (um em cada roda) entregam 960 kW (1.287 cv) de potência.
- A máquina faz de 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos!
- A velocidade máxima será de 300 km/h, com autonomia prevista de 700 quilômetros.
- O carro anda sobre rodas 275/35 R21 (dianteira) e 325/30 R21 (traseira).
- Ele tem ainda portas de tesoura e um porta-malas bastante considerável (para um coupé).
- O espaço interno é mais sóbrio, com menos telas e detalhes que outros carros modernos, mas sem deixar de ser sofisticado.
- A expectativa é que ele custe a partir de US$ 140 mil ou US$ 150 mil.
- Novos detalhes devem ser apresentados no evento global de lançamento.
Um carro que dança?
O U9 virá com o chamado BYD DiSus, que, segundo a marca chinesa, é o primeiro sistema de controle de carroceria inteligente do mundo.
Ele funciona a partir de adaptações na suspensão e no amortecimento. Estamos falando, portanto, no sistema hidráulico como um todo.
Leia mais
- Dolphin Mini: carro elétrico mais barato da BYD tem preço revelado no Brasil
- BYD lidera vendas na China e supera domínio de 15 anos da VW
- Tesla e BYD devem manter liderança no mercado de veículos elétricos até 2030
Na prática, a empresa afirma que o DiSus garante que o veículo seja ágil e compatível na maioria dos modos de condução, minimizando o risco de capotamento e reduzindo o deslocamento dos ocupantes durante curvas de alta velocidade, aceleração total ou frenagem de emergência.
Além disso, ele pode proteger o veículo contra arranhões e danos em uma variedade de condições de estrada, como áreas com neve, lama e água.
O sistema permite que o EV dance, ande sobre três rodas e até salte quando estiver parado, como mostra o vídeo abaixo:
Expandindo negócios
A BYD se notabilizou no mercado global como uma empresa que entregava carros elétricos mais… acessíveis, por assim dizer. Veículos que aliam desempenho e preço baixo, ou seja, nada a ver com uma marca de luxo.
A ideia, no entanto, é mudar um pouco esse conceito. A Yangwang nasceu em janeiro do ano passado, mas teve um começo lento. A ideia é acelerar o processo com a expansão das vendas do SUV U8, além do lançamento do “super carro” U9.
Parte dessa estratégia envolve uma abordagem um pouco mais agressiva de vendas. A BYD, que tradicionalmente depende do modelo de concessionária no exterior, construiu cerca de 80 lojas operadas diretamente na China.
Além disso, em setembro, o site CarNewsChina informou que a empresa começou a adquirir lojas e centros de serviços de marcas luxuosas como BMW, Aston Martin e Mercedes-Benz.
Lembrando que a BYD já confirmou que a marca Yangwang chegará ao Brasil em 2024. Entretanto, o U9 não virá, por enquanto. Quem fará as honras da estreia é o U8.
As informações são do Electrek.