Em países muito frios (com muita neve) ou muito quentes, é comum os EVs virem de fábrica com recurso que pré-esquenta ou pré-resfria o interior do veículo ao programar o sistema de climatização do carro antes de uma viagem.
Uma das montadoras que mais se orgulha disso é a Tesla, que até já divulgou vídeo mostrando a funcionalidade em ação. Contudo, quando o veículo fica coberto de neve, isso não é suficiente, pois as janelas são limpas, mas as portas e o resto do automóvel podem continuar totalmente brancos.
Leia mais:
- O que acontece com carro elétrico em climas extremos?
- O que faz um óculos de realidade virtual (VR)?
- BYD lança elétrico de luxo que faz de 0 a 100 km/h em 2 s
Carro que se chacoalha sozinho
- Isso está prestes a mudar, conforme o InsideEVs;
- A chinesa NIO está lançando sistema que torna o principal EV da marca, a SUV ET9, um veículo “vivo”;
- Como podemos ver no vídeo abaixo, o ET9 consegue, literalmente, chacoalhar a neve para longe de sua carroceria graças a um truque em seu chassi e uma arquitetura de 900 V.
Segundo a NIO, graças à arquitetura sob medida do ET9, ele pode entregar experiência “semelhante a viajar em superfície plana” em estradas esburacadas.
Isso se dá porque sua suspensão integralmente ativa modifica a altura da direção e a dureza do amortecimento quase que instantaneamente. Esse recurso foi demonstrado anteriormente pela NIO em vídeo mostrando o EV dirigido por protuberâncias enquanto carregava vários vidros com champanhe sem derrubar uma gota sequer. Veja:
Similar ao Tesla Cybertruck?
O ET9 conta, ainda, com dois recursos da picape Cybertruck, da Tesla: direção por fio e direção nas rodas traseiras. Os motores elétricos gêmeos da SUV chinesa podem entregar um total de 697 cv.
Quanto ao preço, o NIO ET9 custa, no país asiático, US$ 113 mil (R$ 560,24 mil, em conversão direta), com suas primeiras entregas agendadas para o primeiro trimestre de 2025.