Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. E na última semana, as escolhas foram feitas por estudantes da Escola Doutor Adiron Gonçalves Boaventura de Rio Paranaíba, Minas Gerais. Confiram:
A Caminho da Lua

Isabel Andrade Resende, de 16 anos e no Segundo Ano do Ensino Médio, escolheu esse magnífico registro do lançamento do foguete Falcon 9 a partir do Kennedy Space Center, na Flórida, que colocou a caminho da Lua a sonda Odysseus, da Empresa Intuitive Machines. Se obtiver sucesso, no dia 22 de fevereiro, a sonda deve pousar na região do Pólo Sul Lunar, tornando a Intuitive Machines a primeira empresa privada a pousar na Lua e marcando o retorno dos americanos ao nosso satélite natural depois de mais de 50 anos.
No Caminho da Terra

Já Lyvia Carolline Resende Braes, de 16 anos e no 2º ano do Ensino Médio escolheu essa imagem que mostra o tênue asteroide 2024 CY1 descoberto na última sexta, dia 9, e que se aproximou a 121 mil quilômetros da Terra nesta segunda-feira de carnaval. O 2024 CY1 deve ter o tamanho de um carro popular e, por isso, não oferece maiores riscos ao nosso planeta. Entretanto, é preciso monitorar essas rochas espaciais que passam pelo caminho da Terra para evitar que algum dia, algo maior e mais perigoso possa trazer surpresas desagradáveis para a humanidade.
Leia mais:
- Nova imagem do primeiro buraco negro fotografado revela sombra em movimento
- Veja a Estação Espacial Internacional com um Sol espetacular ao fundo
- Saiba como ver a foto da NASA publicada no dia do seu aniversário
Quem escolheu
Tanto a Isabel quanto a Lyvia fazem parte do Projeto Garotas e Garotos de Estrelas, que existe desde 2015 e em 2018 foi premiado com um telescópio por um projeto da União Astronômica Internacional. Elas são meninas em que a Astronomia e a Ciência desempenham um papel importante na sua formação. No ano passado, a Isabel foi premiada com uma medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências. E a Lyvia, além de ter participado do Programa de Jovens Embaixadores nos Estados Unidos, já faturou um bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia, prata na Olímpiada Nacional de Ciências e Ouro na de Eficiência Energética, e também liderou a equipe na Olimpíada Brasileira de Satélites que chegou em terceiro lugar na seletiva de Minas Gerais.
