Dupla de engenheiros do Google hackearam o PlayStation Portal, da Sony, para rodar jogos de PSP (aquele PlayStation portátil mais antigo). Até então, o aparelho, lançado em novembro de 2023, apenas transmitia jogos via Wi-Fi a partir do PlayStation 5 – isto é, não rodava jogos diretamente nele.
Para quem tem pressa:
- Engenheiros do Google conseguiram hackear o PlayStation Portal da Sony para rodar jogos de PSP diretamente no dispositivo, funcionalidade não prevista originalmente pelo fabricante;
- Andy Nguyen, engenheiro do Google, postou no X (antigo Twitter) uma foto do jogo Grand Theft Auto 3 rodando, segundo ele, no emulador PPSSPP instalado no PlayStation Portal;
- Ainda segundo o engenheiro, a técnica usada para hackear o PlayStation Portal não requer alterações físicas no hardware. Ou seja, os jogos (e o emulador) de PSP roda por meio de gambiarra baseada apenas em software;
- Apesar do sucesso do hack, Andy Nguyen indicou que não há planos imediatos para lançar publicamente o jailbreak. Em outra postagem, ele escreveu que “há muito mais trabalho a ser feito”.
Os engenheiros acharam um jeito de rodar o emulador PPSSPP no PlayStation Portal, conforme mostrado por Andy Nguyen numa postagem no X (antigo Twitter) na segunda-feira (19). O engenheiro incluiu na publicação uma foto do portátil aparentemente rodando o jogo Grand Theft Auto 3.

Leia mais:
- PlayStation 6: Sony quer produzir console mais potente já visto
- Quais os melhores jogos do PlayStation 1? Veja 10 títulos icônicos
- Aluguel de jogos para Xbox, PlayStation e Nintendo Switch vale a pena?
O engenheiro é pesquisador de vulnerabilidade em nuvem no Google e trabalhou com o engenheiro de segurança da empresa, Calle Svensson, na gambiarra no PlayStation Portal.
Jogos de PSP no PlayStation Portal

Nguyen também confirmou que a gambiarra é “baseado em software”. Isso significa que não exigiu modificações no hardware – por exemplo: soldagem e chips adicionais. Por ora, o engenheiro postou apenas a foto do aparelho hackeado, mas pode lançar alguns vídeos para demonstrar a gambiarra neste fim de semana.
Embora o exploit do PlayStation Portal seja o mais recente numa longa série no PlayStation, não está claro quando (ou se) um jailbreak será disponibilizado para o público. “Não há lançamento planejado para um futuro próximo, e há muito mais trabalho a ser feito”, escreve Nguyen em outra postagem no X. A ver onde essas gambiarras vão dar.
Amazon Prime também é feito para jogadores!
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.