Engenheiros do Google hackeiam PlayStation Portal para rodar jogos de PSP

Os engenheiros Andy Nguyen e Calle Svensson acharam um jeito de rodar o emulador PPSSPP num PlayStation Portal; veja o que se sabe
Pedro Spadoni20/02/2024 10h02
Jogo de PSP rodando num PlayStation Portal
(Imagem: Andy Nguyen/Arquivo pessoal)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Dupla de engenheiros do Google hackearam o PlayStation Portal, da Sony, para rodar jogos de PSP (aquele PlayStation portátil mais antigo). Até então, o aparelho, lançado em novembro de 2023, apenas transmitia jogos via Wi-Fi a partir do PlayStation 5 – isto é, não rodava jogos diretamente nele.

Para quem tem pressa:

  • Engenheiros do Google conseguiram hackear o PlayStation Portal da Sony para rodar jogos de PSP diretamente no dispositivo, funcionalidade não prevista originalmente pelo fabricante;
  • Andy Nguyen, engenheiro do Google, postou no X (antigo Twitter) uma foto do jogo Grand Theft Auto 3 rodando, segundo ele, no emulador PPSSPP instalado no PlayStation Portal;
  • Ainda segundo o engenheiro, a técnica usada para hackear o PlayStation Portal não requer alterações físicas no hardware. Ou seja, os jogos (e o emulador) de PSP roda por meio de gambiarra baseada apenas em software;
  • Apesar do sucesso do hack, Andy Nguyen indicou que não há planos imediatos para lançar publicamente o jailbreak. Em outra postagem, ele escreveu que “há muito mais trabalho a ser feito”.

Os engenheiros acharam um jeito de rodar o emulador PPSSPP no PlayStation Portal, conforme mostrado por Andy Nguyen numa postagem no X (antigo Twitter) na segunda-feira (19). O engenheiro incluiu na publicação uma foto do portátil aparentemente rodando o jogo Grand Theft Auto 3.

Captura de tela de postagem de engenheiro do Google sobre jogo de PSP no PlayStation Portal
(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Leia mais:

O engenheiro é pesquisador de vulnerabilidade em nuvem no Google e trabalhou com o engenheiro de segurança da empresa, Calle Svensson, na gambiarra no PlayStation Portal.

Jogos de PSP no PlayStation Portal

PlayStation Portal
(Imagem: Divulgação/Sony)

Nguyen também confirmou que a gambiarra é “baseado em software”. Isso significa que não exigiu modificações no hardware – por exemplo: soldagem e chips adicionais. Por ora, o engenheiro postou apenas a foto do aparelho hackeado, mas pode lançar alguns vídeos para demonstrar a gambiarra neste fim de semana.

Embora o exploit do PlayStation Portal seja o mais recente numa longa série no PlayStation, não está claro quando (ou se) um jailbreak será disponibilizado para o público. “Não há lançamento planejado para um futuro próximo, e há muito mais trabalho a ser feito”, escreve Nguyen em outra postagem no X. A ver onde essas gambiarras vão dar.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.