Stellantis vai eletrificar veículos da Jeep e da Fiat; veja quais

Modelos que hoje são fabricados em Pernambuco passarão por processo de eletrificação; saiba quais carros estarão nesses planos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 21/02/2024 15h43
stellantis
Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A montadora Stellantis tem planos audaciosos para eletrificar alguns carros de suas marcas no Brasil. Entre eles estão Ram Rampage, Fiat Toro, Jeep Compass e Commander, todos fabricados na cidade de Goiana, em Pernambuco. As informações são do site Auto +.

Quatro níveis de eletrificação

O plano adotado pelo grupo vai executar uma eletrificação nos modelos citados em quatro níveis:

  • Bio-hybrid: são os semi-híbridos, com um sistema de 12V e onde o motor e o alternador de partida dão lugar a um pequeno motor elétrico.
  • Bio-hybrid e-DCT: modelos terão um motor elétrico acoplado em sua transmissão automatizada de dupla embreagem. Também é um semi-híbrido, mas com sistema elétrico de 48V que torna possível mover o carro só com o motor elétrico, sem uso da combustão.
  • Bio-Hybrid Plug-in, um híbrido com motor elétrico mais potente e com baterias maiores, chegando a um sistema de 380V. Ainda será possível, nesse caso, carregar o carro por fontes externas e ter uma autonomia elétrica bem substancial.
  • BEV: Carros 100% elétricos, que serão da linha STLA Small e STLA Medium da Stellantis.

Informações do Auto + ainda revelaram mais detalhes sobre a estratégia de eletrificação da montadora, como, por exemplo, o plano de que o motor T270 1.3 quatro cilindros turbo receba o sistema semi-híbrido, assim como o T200 1.0 turbo. Modelos que usam esse motor, como Commander, Compass e Toro, serão semi-híbridos em breve.

Leia mais:

O site ainda esclarece sobre os planos de eletrificação do Jeep Renegade. A sua produção mudou para uma fábrica em Betim, em Minas Gerais, e vai passar a usar uma base CMP que permite eletrificação total, já usada no Peugeot 208. Essa mudança torna muito possível que vejamos um Renegade elétrico nos próximos anos.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.