O Falcon 9, foguete da SpaceX, completou, na terça-feira (20), sua 300ª missão ao lançar o satélite indonésio Merah Putih 2. A missão também é a 16ª da empresa espacial de Elon Musk nesse ano, que não deve desacelerar e pretende ultrapassar os 140 lançamentos.

Falcon 9

Com a missão Telkomsat Merah Putih 2, o Falcon 9 completou 300 missões bem-sucedidas. Segundo o Space.com, o foguete lançou o satélite de comunicação Merah Putih 2 da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida, às 15h11 da terça-feira (20). O dispositivo entrou em órbita 34,5 minutos depois.

Leia mais:

publicidade
Satélite Merah Putih 2 (Imagem: Reprodução/Telkomsat)

O satélite pesa 4 mil kg e vai fornecer serviço rápido de internet para clientes na Indonésia durante os próximos 15 anos. Ele será operado pela empresa de telecomunicação indonésia Telkomsat.

Esse também foi o 17º lançamento e pouso do booster responsável, dois a menos que o recorde de reutilização da SpaceX. A empresa comemorou o feito do Falcon 9 no X (antigo Twitter).

SpaceX em 2024

  • Essa já é o 16º lançamento da SpaceX em 2024;
  • Três dos lançamentos anteriores aconteceram em período de 23 horas, entre 14 e 15 de fevereiro;
  • A frequência de missões não deve desacelerar este ano. Representantes da SpaceX dizem que a empresa planeja lançar 144 missões orbitais esse ano;
  • No entanto, não é garantia que todos sejam a bordo do Falcon 9: o foguete fez seu primeiro lançamento em 2010, mas, agora, compete com o Falcon Heavy, que já soma nove missões, e, em breve, com o Starship, que ainda está sendo testado.