Imagem: oasisamuel / Shutterstock.com
A equipe de segurança da Apple afirma ter alcançado um avanço em mensagens de ponta a ponta. Com o lançamento iminente do iOS 17.4, iPadOS 17.4, macOS 14.4 e watchOS 10.4, a empresa está introduzindo um novo protocolo criptográfico chamado PQ3 no iMessage, que promete oferecer ainda mais robustez na criptografia e defesas contra sofisticados ataques de computação quântica.
Leia mais:
Na visão da empresa, eles são suficientes para colocar o serviço da Apple acima do Signal, que recentemente implementou defesas de segurança mais sofisticadas. Para referência, a versão atual do iMessage é classificada como nível 1 ao lado do WhatsApp, Viber, Line e da versão mais antiga do Signal.
Mais do que simplesmente substituir um algoritmo existente por um novo, reconstruímos o protocolo criptográfico do iMessage do zero para avançar o estado da arte na criptografia de ponta a ponta.
Apple em comunicado
Embora os computadores quânticos com essa capacidade ainda não existam, os atacantes extremamente bem financiados já podem se preparar para sua possível chegada aproveitando a forte diminuição nos custos de armazenamento de dados modernos.
A premissa é simples: tais atacantes podem coletar grandes quantidades de dados criptografados de hoje e arquivá-los para referência futura. Mesmo que não possam descriptografar nenhum desses dados hoje, eles podem retê-los até adquirirem um computador quântico que possa descriptografá-los no futuro, um cenário de ataque conhecido como “Colher Agora, Descriptografar Depois”.
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de fevereiro de 2024 18:49