Disney vai deixar a Sony encarregada de vender suas mídias físicas

A Disney deve se concentrar no mercado das mídias digitais, enquanto a Sony assume as vendas de mídias físicas nos EUA e no Canadá
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 23/02/2024 15h15
disney dvd
Imagem: ZikG/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um acordo foi fechado para que as vendas de DVD e Blu-ray da Disney fiquem sob responsabilidade da Sony, ao menos nos Estados Unidos e no Canadá. As informações são da Bloomberg.

Leia mais:

Com isso, as mídias físicas da Disney estarão sendo manufaturadas, distribuídas e comercializadas pela Sony. Parte do acordo também garante que a Sony comercialize, venda e distribua novos lançamentos da Disney em mídia física para consumidores, via varejistas e distribuidores nos EUA e no Canadá.

Quanto à mídia digital, ela continuará sendo gerenciada pela própria Disney, como, por exemplo, os serviços on-demand de títulos da companhia.

Negócio do DVD vem em queda vertiginosa

  • O crescimento do streaming causa, ano após ano, uma queda nos números de venda de mídias físicas como o DVD.
  • Um exemplo disso é a queda nas vendas de mídias físicas de entretenimento ano passado; segundo dados do Digital Entertainment Group, a diminuição foi de 25%.
  • Na contramão dessa decrescente, as compras digitais, como aluguel de filmes on-demand e streaming, subiram 19,3%.

Ainda é incerto se esse acordo com a Sony vai resultar em cortes de funcionários na Disney. Fontes da Bloomberg, no entanto, afirmam que a Disney pretende conduzir uma avaliação interna, para entender a posição de todas as funções em sua companhia com a relação a mídias físicas, durante o período que vai transicionar essas atividades para a Sony.

Gradualmente, a atuação da Disney na venda de mídias físicas já vinha diminuindo. No ano passado, a gigante do entretenimento parou de vender os discos físicos em alguns mercados fortes, como Austrália e Nova Zelândia.

A interrupção nesse tipo de atividade em uma era que vai sendo dominada pela mídia digital contrasta com o que já foi um negócio muito lucrativo para a Disney no passado – com a venda de videocassetes, e, posteriormente, de DVDs. Atualmente, praticamente tudo que a empresa já lançou está disponível para os assinantes de seu serviço de streaming, o Disney+.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.