Adeus senhas? Playstation 5 libera login via Android e iOS

Recurso de 'passkeys' permite que usuário faça login através de reconhecimento facial, impressão digital, desenho padrão ou PIN
Thiago Morais23/02/2024 05h00
playstation 5
Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Sony está lançando uma nova funcionalidade para seu principal console, o Playstation 5. Trata-se da possibilidade de fazer login em uma conta sem precisar digitar a senha. O recurso é conhecido como ‘Passkeys‘ ou ‘chaves de acesso’ e permite que o usuário entre na conta através de seu smartphone, computador ou tablet, através de reconhecimento facial, impressão digital, PIN ou desenho padrão.

Leia mais:

As chaves de acesso são consideradas mais fáceis, simples e seguras para fazer o login do que as senhas tradicionais. É isso que defende a Sony em sua página oficial ao lançar o recurso. As chaves de acesso não podem ser reutilizadas ou emprestadas, seja de forma proposital ou sem querer, fator que as torna resistentes a pishing e violações de dados.

Como habilitar ‘passkeys’ no Playstation 5

  • Em seu dispositivo (celular, tablet ou computador), acesse ‘configurações de conta‘ no site da Sony
  • Faça o login com senha
  • Clique na aba “Segurança”
  • Vá em “Iniciar sessão com chave de acesso”, e clique em “Editar”
  • Irá aparecer na tela uma mensagem pop-up. Nela, clique em “Criar chave de acesso”
  • Para quem está utilizando sistema Android, é possível usar a impressão digital, PIN ou desenho padrão para fazer o login no PlayStation. Para quem está no iOS estão habilitados os recursos de reconhecimento facial, impressão digital, PIN e senha. Para quem está no computador, o Windows permite apenas PIN.

Assim como já é comum em sites e outros aplicativos que utilizam ‘passkeys’, a Sony também irá liberar o login no Playstation via ‘chave de acesso’ em aplicativos terceiros, como o 1Password, por exemplo. Os recursos de ‘chaves de acesso’ já estão disponíveis para aparelhos das versões iguais ou posteriores ao Android 9, iOS 16 e macOS Ventura.

A utilização de ‘passkeys’ é cada vez mais comum no mundo digital. Google, Amazon, Microsoft e X, por exemplo, utilizam a tecnologia para trazer mais segurança às suas redes e aos usuários.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Colaboração para o Olhar Digital

Thiago Morais é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com atuação focada em TV e rádio no início da carreira, já atuou em portais como editor de conteúdo e analista de marketing digital.