A internet está em chamas com a quantidade de ofertas de animes em serviços de streaming, como o cada dia mais popular Animes House. Gratuito e com um catálogo amplo da categoria, atrai muitos usuários. Mas é legal, é seguro e pode ser acessado sem riscos?

E a resposta é não! Animes House é um site de streaming de animes considerado pirata. Algumas pessoas até defendem esse tipo de serviço dizendo que os sites piratas são melhores em termos de catálogos de animes. Mas, acredite, essa oferta pode trazer dor de cabeça e até prejuízo. Entenda a seguir.

publicidade

Leia também:

Segundo relatos dos próprios usuários do Animes House, o site tem propagandas invisíveis que abrem automaticamente. Outros dizem que a qualidade da imagem nem sempre é boa, mas que é útil para ver animes offline.

publicidade

Em primeiro lugar, não é o único caso de site não legalizado, por isso, vamos já informar que o Crunchyroll é o único serviço de streaming de animes oficialmente disponibilizado no Brasil. O Crunchyroll oferece mais de 1 mil títulos, cerca de 25 mil episódios e 15 mil horas dos animes mais populares e recentes. Além disso, apoia a indústria e difunde o setor de animes, com novos títulos e dublagens.

Isso posto, o acesso é sob sua conta e risco. Mas não é tudo. Alguns usuários sugerem que não se deve acessar o Animes House porque o site parece não se preocupar com os links que coloca na sua página. E saiba que alguns sites de animes foram encerrados por autoridades brasileiras. Os sites de streaming de animes podem ser derrubados após uma intimação judicial por pirataria.

publicidade
Crunchyroll via divulgação
Imagem: Crunchyroll/Divulgação

Operação Animes

Em 2023, uma grande operação brasileira contra a pirataria levou ao encerramento de vários sites de animes online. A operação, denominada “Operação Animes“, foi liderada pela CODA (Content Overseas Distribution Association) e faz parte da já conhecida “Operação 404”, que visa combater a pirataria no país. 

A operação fechou dois dos maiores sites de pirataria de anime do Brasil, segundo o Ministério da Justiça. Os nomes dos sites não foram revelados. Outros sites de pirataria de animes que foram fechados incluem: Goyabu.com, Animeyabu.com, Animes Vision, BetterAnimes. 

publicidade

Os sites podem ter fechado devido à pressão das autoridades, o recebimento de notificações judiciais ou extraoficiais ou simples temor de serem os próximos alvos.

Animes House é alvo de reclamações

O site do Animes House continua ativo, mas não tem um selo de segurança https ou SSL válido. No entanto, um selo de segurança não garante que um site é confiável, mas é um requisito mínimo. 

Outras reclamações de usuários:

  • Redireciona para um site que rouba informações
  • Bloqueia usuários
  • Pode conter malware e prejudicar o computador

Os sites piratas podem expor os dados e levar a riscos legais, como processos judiciais, multas ou outras punições. Os serviços de streaming piratas podem conter vírus (como spyware e adware) e fraudes que podem causar perda de dados, corromper o sistema e até realizar o roubo de identidade (prática de phishing). 

Instalam vírus nos dispositivos, que podem espionar a atividade digital, bloquear o dispositivo até que o resgate seja pago ou permitir que hackers acessem o dispositivo. Podem instalar anúncios de spam, vírus e softwares mal-intencionados que podem obter informações pessoais. 

Os sites piratas lucram através de anúncios e malwares. Eles são programados para que os primeiros cliques abram novas janelas com pop-ups de propagandas, inflando artificialmente a sua renda.

Acesse de forma segura e legal:

Além do Crunchyroll, que é exclusivo para animes, você encontra opções de animes também na Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, Globoplay, Star+, Hidive, Tubi, Pluto TV, Looke.