Esta semana, no mesmo dia, dois planetas vão desaparecer da paisagem celeste: Mercúrio e Saturno. Isso porque ambos vão estar em conjunção com o Sol, sendo ofuscados pelo brilho da estrela.

Tudo acontece na quarta-feira (28), começando pela conjunção solar superior de Mercúrio, às 5h52 da manhã – todos os horários mencionados estão no fuso de Brasília. Nesse momento, o planeta vai do lado oposto do Sol em relação à Terra, a 57,236 milhões de km de distância do astro.

publicidade
Configuração do céu no primeiro dia de longas semanas em que Saturno e Mercúrio estarão imersos no brilho do Sol. Crédito: SolarSystemScope

De acordo com o guia de observação astronômica In-The-Sky.org, isso acontece uma vez em cada ciclo sinódico do planeta, que é o período necessário para um corpo planetário chegar à mesma posição relativa ao Sol, quando observado a partir da Terra – que no caso de Mercúrio é de 116 dias.

Na aproximação máxima com o Sol, Mercúrio vai estar em uma separação de apenas 1°49′ dele, tornando-se inobservável por um longo período, enquanto estiver imerso na luminosidade solar. Essa fase marca o “desaparecimento” do planeta no céu noturno e sua transição para se tornar um objeto vespertino nas próximas semanas.

publicidade

Leia mais:

O mesmo vai acontecer com Saturno, às 18h15. O gigante dos anéis estará a 1 bilhão e 602 milhões de  km de distância do Sol, a uma separação de 1°37′, o que vai ofuscar seu brilho por longas semanas. Mas, diferentemente de Mercúrio, quando Saturno voltar a ser visível, ele deve aparecer no horizonte leste no final das madrugadas.

publicidade

No momento de suas respectivas conjunções solares, cada planeta também estará em sua distância máxima da Terra (apogeu).

Quando Mercúrio e Saturno voltam a aparecer no céu?

Mas, quando os dois planetas voltam a poder ser observados? Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital,  Mercúrio retorna à paisagem celeste por volta do dia 15 de março, aparecendo no horizonte oeste no início das noites. 

publicidade

“Já Saturno, reaparece no final das madrugadas a leste, mais ou menos em 20 de março, visualmente muito próximo a Vênus, com quem estará em conjunção no dia 22”, disse Zurita..