Mais de três mil imagens encantaram os olhos dos jurados que ajudaram a eleger as melhores fotografias de astronomia de 2022, na 14ª edição do concurso mundial de astrofotografia do Observatório Real de Greenwich, no Reino Unido.

Neste ano, um registro raro de um cometa que nunca mais será visto da Terra foi o grande destaque do evento. A imagem mostra um pedaço da cauda do cometa Leonard se partindo e sendo arrastado pelo vento solar.

publicidade
Foto premiada mostra cauda do cometa Leonard se desconectando e sendo arrastada pelo vento solar. Imagem: Gerald Rhemann/Observatório Real de Greenwich

Descoberto em 2020, o astro, formalmente conhecido como Cometa C/2021 A1, fez sua passagem mais próxima da Terra em 12 de dezembro de 2021, deixando o Sistema Solar pouco depois.

“Fiquei absolutamente feliz em tirar a foto. É o ponto alto da minha carreira de fotógrafo”, declarou o autor da obra, Gerald Rhemann, de Viena, na Áustria. Ele disse que não imaginava que a cauda do cometa iria de desconectar, deixando um rastro de poeira cintilante. “São coisas muito surpreendentes”.

publicidade

Segundo Rhemann, a foto foi capturada em 25 de dezembro de 2021, em um observatório na Namíbia, um país no sudoeste da África que apresenta um dos dos céus mais escuros do mundo.

De acordo com o astrônomo Ed Bloomer, um dos juízes da competição, a imagem feita por Rhemann é uma das melhores fotografias de cometas da história. 

publicidade

Leia mais:

“A astrofotografia perfeita é a colisão da ciência e das artes. A foto vencedora não é só tecnicamente sofisticada e projeta o espectador no espaço escuro profundo, como também é visualmente cativante e emotiva”, descreveu Hannah Lyons, assistente de arte dos Museus Reais de Greenwich.

publicidade

Segundo reportagem da BBC News, desde sábado (17), as imagens vencedoras de cada categoria do concurso fazem parte de uma exposição no Museu Nacional Marítimo, em Londres. Para conhecer as melhores imagens de cada uma das 11 categorias, acesse aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!