Se tudo sair de acordo com o planejado, a SpaceX e a NASA vão lançar uma equipe de astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) no domingo (3), à 1h16 da manhã (pelo horário de Brasília). 

Os quatro integrantes da tripulação da missão Crew-8 chegaram ao local de lançamento na Flórida no domingo (25). Matthew Dominick, Michael Barrett, Jeannette Epps (os três, da NASA) e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin vão embarcar na cápsula Dragon Endeavour, que será lançada no topo de um foguete Falcon 9 a partir do Pad 39A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral.

publicidade

Dominick será o comandante do voo Crew-8, enquanto Barrett (o único entre os quatro que já foi ao espaço antes) será o piloto. Epps e Grekenkin vão atuar como especialistas em missões. Ao chegar ao laboratório orbital, o time vai substituir os astronautas da Crew-7, que retornarão à Terra uma semana depois.

Cápsula e foguete da SpaceX serão testados pela última vez

Segundo a NASA, o quarteto fará um ensaio geral durante a noite de segunda (26) e terça-feira (27). Na quarta (28), a SpaceX deve realizar um chamado teste “a quente” (hot fire test) dos motores do primeiro estágio do foguete.

publicidade

Steve Stitch, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA, disse a repórteres no domingo (25) que a NASA e a SpaceX estão trabalhando em algumas questões finais antes do lançamento da Crew-8. 

Leia mais:

publicidade

Isso inclui revisões de fixadores de material composto no veículo de lançamento que devem ser resolvidas antes do voo. Os engenheiros também estão revisando alguns desgastes na pintura na cápsula Dragon da Crew-7 atualmente ancorada na ISS, para garantir que isso não seja um problema para reentrada e pouso da espaçonave.

A missão Crew-8 será o quinto voo da cápsula Dragon Endeavour, que levou astronautas à ISS pela primeira vez em maio de 2020, no primeiro voo espacial tripulado da SpaceX, o Demo-2. A SpaceX e a NASA estão atualmente trabalhando para certificar as cápsulas Dragon reutilizáveis para até 15 voos espaciais.

publicidade

A SpaceX é uma das duas empresas comerciais com contratos multibilionários com a NASA para levar astronautas de e para a ISS. A outra empresa é a Boeing, que pretende lançar o primeiro voo tripulado em sua espaçonave Starliner ainda neste semestre.

*O texto foi atualizado após a informação de que o lançamento foi adiado de sexta-feira (1º) para domingo (3).