Se Saturno é o Senhor dos Anéis do Sistema Solar, não é do Universo inteiro: o programa de identificação de exoplanetas SuperWASP encontrou um planeta muito maior que Saturno, com anéis 200 vezes mais grandiosos. Segundo os pesquisadores, se ele estivesse em nosso sistema, seria possível ver seus anéis a olho nu da Terra.

Novo exoplaneta

O planeta J1407b foi identificado pela primeira vez em 2012, mas análises mais aprofundadas vieram só muito tempo depois. Antes disso, em 2007, pesquisadores já tinham descoberto a estrela J1407, na qual o exoplaneta orbita.

• Em 2007, astrônomos observaram o escurecimento repetido e prolongado de estrela parecida com o Sol;
  • Como explica o Galeria do Meteorito, isso indica um eclipse passando através de anel planetário, como os anéis de Saturno, só que muito maiores;
  • A estrela foi identificada como J1407, estrela anã laranja a 166 anos-luz da Terra. Ela foi analisada durante 57 dias, enquanto os eclipses duravam, usando o programa SuperWASP, de identificação de trânsito de exoplanetas;
  • Chegou-se a conclusão que o que causava o fenômeno era um sistema de anéis em torno de um exoplaneta, o J1407b.

Veja como a detecção do exoplaneta foi feita usando o SuperWASP:

Anéis maiores que o de Saturno

Segundo Eric Mamajek, professor de física e astronomia da Universidade de Rochester, em Nova York, o planeta é muito maior que Júpiter e Saturno, com cerca de 200 vezes o tamanho dos anéis deste último. Ele chamou o J1407b de “super-Saturno”.

Novos estudos descobriram mais informações sobre os anéis: são 37 grandes estruturas ao redor do planeta, com um vazio de 61 milhões de km entre eles. Além disso, eles se estendem por cerca de 180 milhões de km e podem ter a mesma massa que a Terra.

Matthew Kenworthy, do Observatório de Leiden, na Holanda, e principal autor do novo estudo, afirma que, se os anéis do exoplaneta estivessem em Saturno, seria possível vê-los a noite da Terra. Eles seriam até maiores do que a nossa Lua cheia.

Imagem de Saturno feita pelo James Webb
Imagem de Saturno feita pelo James Webb (Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI, Matt Tiscareno (SETI Institute), Matt Hedman (University of Idaho), Maryame El Moutamid (Cornell University), Mark Showalter (SETI Institute), Leigh Fletcher (University of Leicester), Heidi Hammel (AURA), J. DePasquale (STScI))

Já o exoplaneta é maior que Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, com cerca de 40 vezes a massa dele. Segundo os pesquisadores, tecnicamente ele poderia ser uma estrela anã marrom (mas ainda não se sabe disso).

Para além do exoplaneta ser um astro impressionante, ele ajuda os astrônomos a entender como os anéis de Saturno e Júpiter se formaram e evoluíram ao longo do tempo.