Quando um filme conquista o sucesso, a perspectiva de uma sequência torna-se quase inevitável na busca pela perpetuação dos lucros. No entanto, na grande maioria dos casos, replicar ou superar a qualidade que tornou a obra original tão especial é uma tarefa hercúlea. 

Apesar disso, existem exceções notáveis – filmes que não apenas igualaram, mas para muitos, superaram suas obras originais. 

publicidade

Neste contexto, listamos 10 continuações cinematográficas que conseguiram a façanha de não apenas manter, mas elevar a excelência estabelecida pelos filmes predecessores.

Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

Dawn of the Planet of the Apes (2014) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Sequência de “Planeta dos Macacos: A Origem” (2011), “Planeta dos Macacos: O Confronto” elevou a franquia a um novo nível. A ficção científica dirigida por Matt Reeves não apenas ampliou o sucesso comercial, mas também superou o filme original em termos de qualidade, recebendo aclamação da crítica especializada. 

publicidade

Este filme faz parte de uma franquia de filmes reboot adaptada da novela de ficção científica francesa escrita por Pierre Boulle, “La Planète des singes” (1963). Os elogios vão para a direção elegante e sóbria de Reeves, bem como para a qualidade do CGI e a forma como ele é empregado na trama.

Leia mais:

publicidade

Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980)

The Empire Strikes Back (1980) / Crédito: 20th Century-Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Este filme é amplamente considerado tanto pelo público quanto pela crítica não apenas superior ao seu antecessor, “Uma Nova Esperança”, mas também o ponto alto da trilogia original e o melhor título de toda a franquia “Star Wars”.

Dirigido por Irvin Kershner, é neste filme que estão presentes os momentos mais famosos de toda a série, como a batalha de Hoth, o treinamento de Luke com Yoda, a sequência em que Han Solo é congelado em carbonita e a revelação de Darth Vader.

publicidade

Homem-Aranha 2 (2004)

Spider-Man 2 (2004) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

Considerado pelos críticos e pelo público como um dos melhores filmes de super-herois do cinema, “Homem-Aranha 2” é considerado muito superior ao filme anterior.

A direção de Sam Raimi e as atuações de Tobey Maguire, Kirsten Dunst e Alfred Molina foram elogiadas. Da mesma forma, o desenvolvimento dos personagens e as grandiosas cenas de ação também receberam destaque.

Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982)

Star Trek II: The Wrath of Khan (1982) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video, Google Play Movies e Apple TV.

Quando “Jornada nas Estrelas: O Filme” foi lançado nos cinemas em 1979, a sua recepção crítica foi mista. Ao trazer para a tela grande o mesmo elenco da série de TV original, exibida entre 1966 e 1969, o filme foi criticado pela sua falta de cenas de ação e pela vaidosa exibição dos seus efeitos especiais de ponta. 

Contudo, a sua sequência, “A Ira de Khan”, superou as expectativas. Com um orçamento mais modesto do que o anterior, o filme foi um sucesso de bilheteria e renovou o interesse pela franquia. A atuação de Ricardo Montalbán como Khan foi altamente elogiada. Este filme agradou tanto que é considerado por muitos como o melhor da série.

Mad Max 2 – A Caçada Continua (1981)

Mad Max 2 (1981) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Mel Gibson e o cineasta George Miller já haviam chamado a atenção em “Mad Max” (1979). Mas foi na sequência “Mad Max 2 – A Caçada Continua” que Miller despontou como grande cineasta, e Gibson se tornou uma estrela mundial. 

Amplamente elogiado por sua estética e ambientação distópica, assim como por cenas de perseguição de carros frenéticas e icônicas, “Mad Max 2” é considerado um marco no gênero pós-apocalíptico. O longa influenciou muitas produções subsequentes desse estilo.

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)

Terminator 2: Judgment Day (1991) / Crédito: Tri-Star Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Telecine.

Lançado em 1984, “O Exterminador do Futuro” foi aclamado pelo público e pela crítica. Todavia, o diretor James Cameron conseguiu superar algo que já parecia perfeito. “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final” foi um grande avanço em termos de escala, cenas de ação e efeitos especiais. 

Além do notável êxito comercial, a obra deixou uma marca significativa na cultura popular. O filme também é considerado como uma das melhores ficções científicas da história.

John Wick 4: Baba Yaga (2023)

John Wick: Chapter 4 (2023) / Crédito: Lionsgate (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Uma das franquias recentes mais aclamadas e consolidadas no gênero de ação é a série “John Wick”. Dificilmente ela decepciona fãs e críticos, mantendo consistentemente um alto padrão.

No entanto, parece que as coisas foram levadas a outro nível com o quarto filme da série. “Baba Yaga” foi considerado, na maioria das análises, como o melhor até então, aprimorando o que já vinha dando certo.

Uma Noite Alucinante 2 (1987)

Evil Dead II (1987) / Crédito: Rosebud Releasing Corporation (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Para a grande maioria, “Uma Noite Alucinante 2” superou o primeiro filme, ampliando e aprimorando elementos do original. Além disso, o filme é festejado por inovar e trazer novos elementos, como a comédia. 

A direção de Sam Raimi e, principalmente, a performance carismática de Bruce Campbell são os principais destaques que transformaram este filme em um fenômeno cult.

Antes do Pôr do Sol (2004)

Before Sunset (2004) / Crédito: Warner Independent Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

O mais aclamado filme da trilogia “Before”, dirigido por Richard Linklater e estrelado por Ethan Hawke e Julie Delpy, é “Antes do Pôr do Sol”. Sequência de “Antes do Amanhecer” (1995), o filme traz o reencontro de Jesse e Céline em Paris, nove anos depois dos eventos do longa anterior. 

A química entre Hawke e Delpy agradou a todos, e Linklater foi elogiado pela direção. Além disso, os três assinam o roteiro e também receberam prestígio pelos diálogos. Aclamada pela crítica, a obra é presença constante nas listas de melhores filmes da década de 2000.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

The Dark Knight (2008) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

É quase unânime entre o público, fãs de herois e crítica que “Batman: O Cavaleiro das Trevas” supera de longe o seu antecessor, “Batman Begins” (2005). 

Os motivos incluem a complexidade narrativa e a atuação de Heath Ledger como Coringa, que recebeu um Oscar póstumo de Melhor Ator por sua performance no filme.