O Gun-fu é um estilo de luta que combina artes marciais com o uso de armas de fogo em sequências coreografadas de movimentos acrobáticos e tiros precisos. Sua origem está ligada ao diretor John Woo, que o introduziu no cinema de ação em Hong Kong no final da década de 80. Com a popularidade dos filmes da serie John Wick, o Gun-fu ganhou destaque na cultura popular. Conheça outros 10 filmes que apresentam esse estilo.

Leia mais:

The Killer 

Reprodução: Mubi/Divulgação

“The Killer” é um filme de John Woo que antecipou o estilo Gun-fu, usando armas de fogo como extensões do corpo em tiroteios que parecem socos. Os personagens atiram sem mirar, como lutadores de artes marciais, sem se importar com quantas balas são necessárias para matar o oponente. Os tiros provocam reações acrobáticas nas vítimas, semelhantes a golpes de Kung Fu.

Fervura Maxima

Reprodução: Mubi/Divulgação

“Fervura Maxima”, dirigido por John Woo três anos após “The Killer”, é considerado o primeiro filme Gun-fu de fato. Com cenas de ação altamente estilizadas, tiroteios frenéticos e acrobacias elaboradas, o filme apresenta armas de fogo utilizadas de forma não realista e com personagens voando longas distâncias após receberem tiros. A violência e o sangue são tratados de forma poética. Esse trabalho levou John Woo para Hollywood e influenciou o desenvolvimento do estilo Gun-fu em filmes ocidentais.

publicidade

Desperado

Reprodução: Prime Vide/Divulgação

Em “Desperado”, o personagem principal é um habilidoso pistoleiro que utiliza suas armas em conjunto com técnicas de luta para derrotar seus adversários. O filme apresenta diversas cenas de ação intensas que envolvem tiroteios e combates corpo a corpo, coreografadas de maneira criativa. A ação é claramente inspirada nos filmes policiais de Hong Kong, os quais o diretor Robert Rodriguez incorporou em sua produção de faroeste.

Matrix

Reprodução: Warner Bros/ Divulgação

O primeiro “Matrix” estabeleceu um novo padrão para filmes de ação Hollywoodianos no novo milênio. Seus efeitos especiais inovadores, coreografias de luta e o estilo visual descolado fizeram dele um sucesso estrondoso. Inspirado fortemente nas técnicas de cinema de ação de Hong Kong, o estilo de luta de personagens como Trinity e Neo, combinando armas de fogo com saltos e giros, e o uso do efeito bullet time, popularizou o estilo Gun-fu entre o público de massa ocidental.

Equilibrium

Reprodução: PrimeVideo/Divulgação

O estilo de luta utilizado pelos personagens de “Equilibrium” é uma técnica de combate corpo a corpo que combina artes marciais com o uso de armas de fogo. Os movimentos são coreografados para que os personagens possam evitar as balas dos oponentes enquanto simultaneamente usam suas próprias armas para acertá-los. O Gun-Fu aqui (Gun-Kata no filme) está mais próximo do que vemos em John Wick: apenas um tiro é necessário para matar. Um estilo mais estável,  frio e preciso, diferente do estilo caótico e furioso de Hong Kong.

Anjos da Noite – Underworld

Reprodução/Divulgação

Em “Anjos da Noite”, Selene é uma vampira com poderes sobrenaturais que usa suas habilidades em combinação com armas de fogo para lutar contra lobisomens. As cenas de ação são coreografadas de forma a misturar movimentos de artes marciais com tiros precisos, no estilo Gun-fu que mistura Matrix e filmes de John Woo.

B13 – 13º Distrito

Reprodução: Prime Video/Divulgação

Produção francesa, a trama se passa em uma Paris futura, onde um muro gigante foi erguido em volta do distrito 13, uma área perigosa, deixando seus habitantes isolados e abandonados pelo governo. O toque francês de “B13” ao Gun-fu foi aliar o uso de armas de fogo com os movimentos de Parkour. A ação apresenta coreografias de luta com movimentos acrobáticos e disparos rápidos e precisos.

O Procurado

Reprodução: IMDB/Divulgação

O “Procurado” é um filme que também emprega o estilo de luta Gun-fu, porém com uma diferença marcante: os personagens possuem habilidades sobrenaturais para alterar a trajetória das balas no ar, possibilitando atingir alvos fora do alcance da mira convencional. Em outras palavras, as balas realizam curvas impressionantes durante o seu trajeto.

Ajeossi

Reprodução: Divulgação

Com um toque peculiar sul-coreano ao Gun-fu. “Ajeossi” conta a história de um ex-agente secreto que se torna um comerciante de empréstimos. Quando a sua única amiga, uma menina, é sequestrada, ele é forçado a usar suas habilidades de combate para resgatá-la. O personagem principal é habilidoso no uso de armas de fogo e técnicas de artes marciais, que são combinadas em coreografias elaboradas.

Atômica

atômica - charlize theron
Imagem: Focus Features / Jonathan Prime

David Leitch, que também co-dirigiu John Wick, realizou este longa que utiliza o estilo de luta Gun-fu semelhante ao de John Wick. As cenas de ação são coreografadas de forma a mesclar movimentos plásticos e precisos com muita violência. A protagonista Lorraine é tão implacável quanto John Wick,  com estilo de luta frio, estável e eficiente, sem desperdício.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!