5 spin-offs malsucedidos (ou desconhecidos) de séries famosas

É muito comum que séries de sucesso tenham continuações e derivados. Aqui, destacamos aquelas menos conhecidas e que não obtiveram sucesso.
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Bruno Ignacio de Lima 26/02/2024 05h20
joey-2
Joey (2004 - 2006) / Crédito: Warner Bros. Television (divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fórmula de criar spin-offs a partir de séries de sucesso geralmente parece uma jogada certeira para continuar capitalizando sobre o triunfo original. No entanto, nem sempre essa estratégia se revela bem-sucedida. 

Existem casos em que os spin-offs de séries famosas e queridas resultaram em fracassos retumbantes ou passaram despercebidos pelo grande público. A seguir, listamos cinco desses casos. Confira!

Vida de Artista (Joey)

Joey (2004 – 2006) / Crédito: Warner Bros. Television (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

A sitcom “Friends” é uma das séries mais famosas e bem-sucedidas de todos os tempos. Então, a ideia de fazer um spin-off com qualquer um dos protagonistas do show não tem como dar errado, certo? 

Bem, não foi isso que aconteceu com “Joey” (“Vida de Artista”, no Brasil), derivado de “Friends” protagonizado pelo personagem Joey Tribbiani, interpretado por Matt LeBlanc. Além de não ter sido bem recebida pela crítica, a série teve baixa audiência e acabou tendo seu cancelamento após a segunda temporada por esse motivo. 

Na série, Joey se muda de Nova York para Hollywood, na esperança de melhorar sua carreira de ator.

Leia também:

Ravenswood (2013)

Ravenswood (2013 – 2014) / Crédito: ABC Family (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Baseada em uma série de livros de mesmo nome, a série de mistério e drama adolescente “Pretty Little Liars” fez um enorme sucesso. O impacto positivo foi tão grande que a atração se tornou uma franquia, gerando três spin-offs. 

Um desses derivados foi “Ravenswood”, que se passa durante a quarta temporada da série original. A trama é situada na fictícia cidade de Ravenswood e segue um grupo de estranhos cujas vidas se entrelaçam por uma maldição que tem assombrado o local por gerações. 

Todavia, a série foi um verdadeiro fiasco, Com baixa audiência, a atração teve seu cancelamento após a primeira temporada.

The Blacklist: Redemption

The Blacklist: Redemption (2017) / Crédito: Universal Television, Sony Pictures Television (divulgação)
  • Disponível no Globoplay.

Derivado do popular thriller policial “The Blacklist”, “Redemption” é mais um exemplo de spin-off que teve seu fim devido à audiência abaixo do esperado. A série teve apenas uma temporada.

A série acompanha o agente secreto Tom Keen (Ryan Eggold), que se une à sua mãe, Susan Hargrave (Famke Janssen), líder de uma organização secreta de mercenários dedicada a resolver crimes que o governo prefere não enfrentar. 

Cory na Casa Branca

Cory in the House (2007 – 2008) / Crédito: Disney (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

“As Visões da Raven” é uma das séries mais bem-sucedidas do Disney Channel. Sucesso no Brasil, a atração também obteve alta audiência em seu país de origem. Após o término, a série gerou dois spin-offs. Um deles também é bastante conhecido por aqui: “Cory na Casa Branca”, protagonizado pelo irmão de Raven, Cory Baxter (Kyle Massey). 

Na atração, Cory se muda para a Casa Branca junto com seu pai (Rondell Sheridan repete o papel de Victor Baxter), que conseguiu um emprego como chef de cozinha do presidente dos EUA.

Contudo, a sitcom teen não repetiu o mesmo sucesso da série original e teve seu cancelamento após duas temporadas.

Versão brasileira da abertura de Cory na Casa Branca

The Walking Dead: Um Novo Universo

The Blacklist: Redemption (2017) / Crédito: Universal Television, Sony Pictures Television (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Encerrada com duas temporadas, “The Walking Dead: Um Novo Universo” é um dos vários spin-offs que exploram e expandem o universo pós-apocalipse zumbi da série de mega sucesso “The Walking Dead”. 

Contudo, “Um Novo Universo” não agradou à maioria do público e à crítica. Algumas queixas afirmam que a atração conta com personagens desinteressantes e um ritmo arrastado e tedioso.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.