O Google anunciou atualizações para o Android com a edição de 2024 da Mobile World Congress (MWC) – que começa nesta segunda-feira (26) e vai até quinta-feira (29) – na mira. Entre os updates, estão: integração do Gemini ao aplicativo Mensagens, inclusive no Android Auto (ou seja, para motoristas).
Para quem tem pressa:
- O Google anunciou a integração do chatbot Gemini ao aplicativo Mensagens do Android. Isso permitirá aos usuários realizar tarefas básicas ou simplesmente conversar com a IA. No Android Auto, o Gemini ajudará a minimizar distrações ao resumir mensagens e sugerir respostas rápidas;
- Já o Google Maps receberá um recurso de leitor de tela aprimorado por meio do Lens. Assim, usuários obterão informações sonoras sobre locais ao apontar a câmera do celular para ele;
- O aplicativo de visão assistida Lookout receberá uma atualização que inclui legendas de imagens geradas por IA, capazes de descrever imagens online ou em mensagens e lê-las em voz alta;
- Por fim, os usuários do Android terão novos controles de transmissão para o Spotify. Por meio deles, poderão alternar a reprodução entre dispositivos, semelhante ao que já existe para o YouTube Music.
A empresa também anunciou recursos novos de navegação para o Google Maps, de acessibilidade para o Android e de transmissão para o Spotify (Spotify Connect), semelhante ao já disponível para o YouTube Music – streaming de música do Google.
Leia mais:
- Google Gemini é integrado ao Gmail, Docs e mais; confira o que muda
- Google testa ‘conversa com Gemini’ na barra do Chrome
- Google One com Gemini: preços e diferenças
- Gemini vs ChatGPT: qual inteligência artificial é melhor?
Novidades do Google
A partir desta semana, os usuários do Mensagens poderão acessar o chatbot do Google sem sair do aplicativo. Neste app, o Gemini consegue lidar com tarefas básicas como redigir mensagens e ajudar a planejar eventos. O usuário também pode simplesmente conversar com a IA se estiver entediado. O recurso ainda está em beta e, por enquanto, disponível apenas em inglês, segundo a empresa.
O Android Auto também recebeu um impulso da IA que poderia ajudar a minimizar distrações relacionadas a mensagens de texto. Isso porque o Android Auto resumirá automaticamente as mensagens e lerá para o usuário sua versão mais sucinta. Ele também vai sugerir respostas e ações com base nas mensagens, de forma que dará para responder com um único toque.
O recurso Lens do Google – aquela “lente” por meio da qual é possível fazer pesquisas – no Maps recebeu uma opção de leitor de tela aprimorada. A novidade permitirá aos usuários apontar a câmera do celular para algo à sua frente, como um restaurante, e ouvir informações sobre o local. Em relação a acessibilidade, entra aqui legendas de imagens geradas por IA no aplicativo de visão assistida Lookout. Ele poderá gerar descrições para imagens encontradas online ou recebidas em mensagens e lê-las em voz alta para o usuário. O recurso está disponível inicialmente apenas em inglês, mas será lançado globalmente.
Por fim, as atualizações do Android também incluem novos controles de transmissão para o Spotify chamados Spotify Connect. Por meio deles, os usuários podem alternar entre seus dispositivos – por exemplo: “pular” de seus fones de ouvido para uma caixinha de som Bluetooth. Esse recurso já estava disponível para o YouTube Music.