Um caso raro chamou a atenção em Santa Catarina. Uma galinha colocou um ovo gigante em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Mas não pense que a história acaba aqui. Dentro dele, havia outro ovo inteiro, com casca e tudo, mas menor.

Leia mais

Segundo Rodrigo Dias, responsável pela criação da raça índio gigante, com galinhas que podem pesar 5 kg e produzir dúzias de R$ 400, o ovo tinha aparência normal, mas uma casaca um pouco mais fina. Ele não soube dizer qual o tamanho do ovo gigante, mas garante que era “bem maior do que um considerado grande”.

O ovo de proporções raras veio de uma galinha 98 centímetros. Os machos da espécie, de acordo com o criador, podem chegar a 1,31m e 8 kg.

publicidade

O fenômeno é considerado raro por especialistas. Ele ocorre quando a galinha coloca o primeiro ovo, mas ele não é expulso do corpo do animal. Neste momento, um segundo ovo, que estava descendo pelo trato, se junta ao primeiro no momento de formar a casca.

Em entrevista ao G1, o professor de avicultura da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) Marcos Café explica que a situação pode estar associada a um “peristaltismo reverso” durante o processo da formação dos ovos.

Nesse caso, é interessante, porque o ovo é captado pelo oviduto, vai descendo, chega ao útero e começa a formar a casca e, por algum motivo, ele faz um peristaltismo reverso, ou seja, ele volta no oviduto e cai na cavidade abdominal. É uma situação que a gente também chama de postura interna.

Marcos Café, professor da UFG

Galinhas gigantes

  • A espécie índio gigante foi criada geneticamente de forma ornamental, ou seja, sem intenção de abate.
  • Adultos, os animais da raça superam um metro de altura e os machos podem chegar a 1,31m e 8 kg.
  • De acordo com o criador Rodrigo Dias, a medição das aves é feita da ponta da unha do dedo maior à ponta do bico. 
  • O maior que passou pela propriedade, segundo ele, chegou a 1,18 metro e foi vendido em 2023.
  • O preço recebido pelo animal, no entanto, não foi informado por Dias.