Um projeto extremamente ambicioso está em progresso na Arábia Saudita, e os primeiros olhares já são capazes de impressionar. Em uma construção de escala comparável à Muralha da China, os sauditas estão levantando uma espécie de cidade faraônica com extensão de 170 km no deserto do país, chamado The Line. As informações são do site New Atlas.

Leia mais:

publicidade

Quando o projeto foi anunciado, houve inicialmente algum ceticismo com relação a ele, e se realmente uma construção dessa magnitude seria levantada. Porém, agora que sua obra está progredindo, já se pode confiar que o The Line vai realmente acontecer.

Pensada como uma enorme estrutura espelhada, o The Line será basicamente uma cidade. Deverá abrigar cerca de 9 milhões de habitantes, uma população quase do patamar da cidade de Nova York.

publicidade
  • Como já mencionado, a construção vai ter 170 km de comprimento quando completa. Também terá 500 metros de altura e 200 metros de largura.
  • Até que tudo esteja concluído, existem obstáculos práticos a enfrentar, para não mencionar denúncias sobre violações dos direitos humanos e questões ecológicas.
  • Vale lembrar que a Arábia Saudita é uma ditadura.
  • O príncipe herdeiro saudita e governante do país, Mohammed bin Salman, expressou o seu desejo de ver o The Line de pé.
  • A iniciativa faz parte do projeto Neom.

Uma Arábia Saudita mais “turística”

A construção do The Line é parte de um extensão do plano da Arábia Saudita para tornar o país mais atrativo ao resto do mundo, buscando a transição de uma economia principalmente baseada no petróleo para a de um destino turístico.

A primeira fase do projeto The Line tem prazo para ser concluída em 2030. Após esse período, ainda terão muitas outras etapas para se cumprir na construção, e uma data para que tudo esteja completo ainda é incerta.