Conheça a assistente de IA que “faz o trabalho de 700 funcionários”

Uma fintech sueca poderá cortar 700 empregados devido ao trabalho eficaz de um chatbot no atendimento ao cliente
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 28/02/2024 17h32, atualizada em 04/03/2024 21h29
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Preocupações sobre como a inteligência artificial pode acabar substituindo os seres humanos em vários empregos são um assunto cada vez mais evidente, e se depender da Klarna, uma fintech sueca, ainda há muito o que se preocupar. A companhia alega que seu assistente de IA consegue fazer o trabalho integral de 700 funcionários. As informações são do Euronews.

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Além da declaração anterior, a Klarna ainda revelou que dois terços do atendimento ao cliente feito em sua empresa foram realizados por um chatbot durante o período de um mês. Este assistente de IA da empresa foi desenvolvido pela OpenAI, e já opera há cerca de trinta dias.

O chatbot da Klarna foi capaz de atender 2,3 milhões de chats com clientes em 35 idiomas. O atendimento com o bot foi pensado para economizar tempo dos consumidores no gerenciamento de reembolsos e devoluções.

Mais sobre a Klarna

  • A Klarna é uma empresa do ramo “compre agora, pague depois”
  • A empresa alega que o chatbot é mais eficiente na resolução de tarefas, e o número dos clientes que voltam a pedir atendimento pelo mesmo problema caiu 25%.
  • O atendimento com a IA é opcional, e o cliente pode escolher conversar com um humano.
Imagem: Divulgação/Klarna

Sebastian Siemiatkowski, CEO da Klarna, já deixou claro que os planos da empresa são construir todas as suas operações em torno da IA. Em dezembro, a fintech anunciou um congelamento de contratações, exceto para funções de engenharia, no que se refere à inteligência artificial.

O impacto do uso dessa tecnologia deixaria 700 funcionários sem emprego. As operações de atendimento ao cliente da Klarna possuem 3 mil empregados, porém, um porta-voz da companhia teria afirmado que, com o sucesso do chatbot, o contingente seria reduzido para cerca de 2.300 trabalhadores.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.