Você já conhece a LuzIA, a Inteligência Artificial integrada ao WhatsApp e ao Telegram? O recurso chegou recentemente ao Brasil, e como o brasileiro adora uma novidade, já possui mais de 1 milhão de usuários cadastrados. 

A LuzIA é uma menina de cabelos vermelhos, olhos azuis grandes e carinha simpática que promete ser uma amiga virtual pronta para entregar as funcionalidades da inteligência artificial de forma segura (comunicação criptografada) e gratuita para os usuários. Se interessou? Então vem aprender como funciona.

Leia também:

Como usar LuzIA no WhatsApp? Veja número

A nova Inteligência Artificial traz o ChatGPT para o WhatsApp e Telegram e simplifica o acesso desses apps às ferramentas de Machine Learning. 

publicidade

Para usar o serviço no Brasil, salve o número +55 11 97255-3036 na agenda ou acesse o site www.soyluzia.com e clique na plataforma de sua preferência, WhatsApp ou Telegram. Em seguida, inicie uma conversa e faça a solicitação que deseja.

Lembre-se que ChatGPT só foi alimentado com informações que ocorreram até 2021, portanto, há uma limitação de tempo no resultado de sua pesquisa. Por exemplo, se perguntar ao ChatGPT o que é LuzIA, ele não saberá responder, já que a ferramenta foi lançada agora, em julho de 2023!

A LuzIA pode transcrever mensagens de voz, traduzir textos, criar imagens, ajudar a planejar tarefas, entre outras funções.

Por exemplo, você recebeu uma mensagem de áudio e não pode ouvi-la no momento, basta encaminhá-la para a LuzIA e ela irá transcrevê-la em poucos segundos (desde que não ultrapasse 10 minutos de áudio)

A LuzIA pode traduzir aquela letra de música que você adora no Whatsapp, ou então textos simples que traduzirá para o português ou outro idioma (engloba mais de 80 idiomas).

Sem habilidade para desenhar? A LuzIA faz. Basta dizer imagina e a imagem que quer ver desenhada e esperar pelo desenho pronto. Mas a função ainda precisa de ajustes, nem sempre traz a imagem solicitada ou demora mais do que avisa na hora da pesquisa.

Quer sugestões para uma receita, escolher um prato, fazer listas, criar um resumo, são algumas das atividades que você pode solicitar a ajuda da ferramenta.

Siga os passos para saber como usar a LuzIA:

  1. Salve o número em seu WhatsApp

    Para começar a falar com a LuzIA, salve o número 11 97255-3036 na agenda do celular e envie sua mensagem com o que deseja fazer. Se usar o link oficial do site (https://soyluzia.com/), ele te redireciona para o WhatsApp e é só clicar no botão Iniciar conversa.imagem mostra tela de celular e com texto explicativo de como usar a LuzIA

  2. Envie a mensagem pré-definida pela plataforma para o número do WhatsApp e terá acesso a uma introdução sobre a assistente de IA.

    Se quiser gerar imagens, digite “Imagine” e descreva a imagem que você quer ver. Assim: “Imagine um cachorro”. Pode também enviar um pedido como: “Traduzir texto”, para que a LuzIA faça traduções de trechos escritos em outros idiomas.Imagem mostra captura de tela explicativa de como usar a LuzIA

  3. Comece a usar!

    Você pode encaminhar áudios para que a LuzIA faça a transcrição, é só dar o comando “Transcrever áudio”, um recurso muito útil para deficientes auditivos poderem ler os áudios recebidos. Outros comandos podem ser “Planejar uma dieta” e “Ajudar em uma lista de afazeres” para receber dicas sobre organização e planejamento.Imagem mostra captura de tela explicando como usar a Luzia, inteligência artificial no Whatsapp

A LuzIA foi desenvolvida por Álvaro Higes, engenheiro e professor do IE Business School. O espanhol de 36 anos explicou que a criação da ferramenta pretende diminuir a distância entre aqueles já acostumados com o uso da IA e o público em geral que não conhece ou não se importa com isso ainda. O objetivo, segundo ele, é garantir que o uso da LuzIA no WhatsApp ou Telegram seja bem acessível para a maioria. 

A iniciativa contou com o apoio de investidores do Vale do Silício e já chegou aos 4 milhões de usuários em cerca de 40 países. Além do português, a LuzIA também está disponível aos falantes da língua inglesa, francesa e, claro, em seu idioma de origem, o espanhol.

‘Uma pessoa real’?

Capturas de tela de conversa de leitor com o sistema de inteligência artificial LuzIA
Conversa de leitor do Olhar Digital com a LuzIA (Imagem: Arquivo pessoal)

Quando um leitor do Olhar Digital perguntou à LuzIA como ela funcionava, a resposta foi: “Eu sou uma pessoa real, não uma IA” (veja acima as capturas de tela da conversa, mandadas pelo leitor).

O Olhar Digital checou o que aconteceu com o leitor – e aconteceu o mesmo com a nossa equipe. Em seguida, instigamos o sistema IA até ele se contradizer. Confira abaixo a captura de tela do trecho da conversa:

Captura de tela de conversa de redator do Olhar Digital com o sistema de inteligência artificial LuzIA
Conversa de redator do Olhar Digital com a LuzIA (Imagem: Olhar Digital)

O Olhar Digital acionou os responsáveis pela LuzIA para entender se isso é uma “alucinação” ou se a IA estava, de fato, programada para dizer que era uma pessoa.

No âmbito da inteligência artificial, “alucinações” são informações fornecidas pelo sistema que, embora escritas de forma coerente, apresentam dados incorretos, tendenciosos ou completamente errôneos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!