Google Docs adiciona opção de escrita à mão no Android; saiba mais

Tanto quem tem conta no Workspace, como usuários de contas simples do Google, terão acesso ao recurso
Rodrigo Mozelli28/02/2024 20h38, atualizada em 28/02/2024 20h42
google docs
Imagem: XanderSt/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou, na terça-feira (27), o suporte à escrita à mão no Google Docs para clientes Google Workspace e pessoas que têm contas comuns no Google. Porém, ao menos por enquanto, apenas usuários de dispositivos Android com tela sensível ao toque poderão usufruir da novidade.

Dessa forma, quem possuir smartphones com canetas, por exemplo, também poderão utilizá-las para escrever no Docs (caso da linha Galaxy Ultra, por exemplo).

Leia mais:

A novidade inclui algumas cores-padrão de canetas e marcadores de texto, como preto, azul, vermelho, verde e amarelo, além de uma borracha. O usuário pode adicionar mais, caso queira, informa o The Verge.

Imagem: Google

Google Docs: recursos para Android

  • Há vários casos nos quais a escrita à mão pode ser utilizada, entre grupos de idade, indústrias e trabalhos profissionais e pessoais;
  • O Google deu algumas ideias durante o anúncio, especialmente para “educadores dando aos seus alunos feedbacks em suas provas, trabalhos, etc.”;
  • Mas vale lembrar: o recurso só vale para dispositivos Android. Windows, MacOS, iOS, ChromeOS e mesmo o Google Chrome só possuem a opção de visualizar documentos com marcações, visualizá-los, escondê-los e deletá-los;
  • O lançamento foi realizado para usuários do Rapid Relase desde terça-feira (27). Para quem tem a versão padrão do Google, o novo recurso começará a ser exibido em 11 de março.

Imagem: Google

Para saber qual seu plano, no console de administrador, acesse Meni > Conta > Configurações da Conta > Preferências > Preferências de lançamento > Novos recursos para verificar.

Após críticas, Google vai ajustar gerador de imagens do Gemini; saiba motivo

Google anunciou que vai corrigir e relançar o gerador de imagens do Gemini em breve (talvez algumas semanas) após precisar removê-lo de sua inteligência artificial (IA) generativa por críticas sobre a precisão da ferramenta. A informação foi repassada pelo CEO do Google DeepMind, Demis Hassabis.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.