O vulcão submarino Kikai-Akahoya foi responsável por três grandes erupções nos últimos 140 mil anos. A última delas aconteceu há 7.300 anos ao sul da ilha japonesa de Kyushu, onde a placa tectônica filipina encontra a placa euroasiática. A explosão já era conhecida, mas agora pesquisadores descobriram que ela foi a maior já registrada na história do planeta.

De acordo com os pesquisadores, a erupção liberou mais do que o dobro de rochas e cinzas em comparação com a do Monte Tambora, na Indonésia, em 1815, considerada a mais forte até agora.

No novo estudo, a equipe reuniu dados sísmicos para criar um mapa detalhado do fundo do mar ao redor do vulcão Kikai-Akahoya. O trabalho revelou vastos depósitos subaquáticos que foram perfurados em vários pontos através de um robô controlado remotamente. Os núcleos de sedimentos extraídos foram então analisados.

O vulcão Kikai-Akahoya superou erupções como a do Monte Tambora, na Indonésia, em 1815 (Imagem: Shutterstock)

Os materiais revelaram uma camada de 4.500 quilômetros quadrados de vidro vulcânico correspondente à composição e ao momento da erupção do Kikai-Akahoya. Os detritos totalizaram cerca de 71 quilômetros cúbicos de material ejetado no mar pela erupção, quase o dobro das estimativas publicadas em pesquisas anteriores.

Os pesquisadores combinaram essas descobertas com estimativas existentes de detritos vulcânicos da erupção que foi depositada em terra. Eles descobriram que a megaerupção expeliu um volume total de 332 a 457 quilômetros cúbicos de lava, o suficiente para encher o Lago Tahoe, no oeste dos Estados Unidos, duas vezes.

Megaerupção expeliu um volume total de 332 a 457 quilômetros cúbicos de lava (Imagem: M. Patrick/USGS)

Maior erupção do Holoceno

• O novo estudo sugere que a erupção do Kikai-Akahoya é “provavelmente a maior erupção do Holoceno”, época geológica que começou há 12 mil anos, no final da última era glacial, e na qual ainda vivemos hoje.
  • Os pesquisadores também concluíram que a explosão foi superior a do vulcão de Santorini.
  • No entanto, ela fica atrás de eventos mais antigos.
  • É o caso da erupção cataclísmica do supervulcão Toba, em Sumatra, há 74 mil anos, que liberou cerca de 5 mil quilômetros cúbicos de magma.
  • O estudo foi publicado no Journal of Volcanology and Geothermal Research.
  • As informações são do Live Science.