Um antigo projeto parece que finalmente vai sair do papel. Nesta quinta-feira (29), o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, formado pelas companhias Comporte, de Belo Horizonte e a chinesa CRRC, venceu o leilão de concessão das novas linhas de trem que ligarão a capital paulista a Campinas (SP).

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Trem fará a ligação entre São Paulo e Campinas (Imagem: snvv18870020330/Shutterstock)

O que já se sabe sobre o novo trem

  • O trem ligará as cidades em pouco mais de uma hora (64 minutos, para ser mais preciso), com 15 minutos de intervalo entre as viagens, e com uma parada em Jundiaí.
  • A velocidade média das composições será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos.
  • A capacidade máxima de cada viagem será de até 860 passageiros.
  • O edital de concessão prevê tarifas com o valor médio de R$ 50 e com teto fixado em R$ 64.
  • A previsão é que o novo sistema de transporte fique pronto em 2031.
  • Um pouco antes, em 2029, deve entrar em operação o Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas, linha que terá 44 quilômetros de extensão, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
  • Este percurso será feito em 33 minutos, com velocidade média de 80 km/h, superior aos 56 km/h médios do metrô.
  • Os trens terão capacidade para até 2.048 passageiros e o preço do serviço deve ser de R$ 14,05.
  • Por fim, as empresas vencedoras do leilão também deverão realizar melhorias na Linha 7-Rubi, que já liga São Paulo a Jundiaí, mas que é alvo de diversas reclamações de atrasos nas viagens e trens lotados.
  • A estimativa é que o tempo entre as viagens nos horários de pico caia quase pela metade, chegando a cerca de 3,5 minutos.
  • O bilhete seguirá a tarifa pública, atualmente de R$ 5.
  • Estima-se que, somados, o trem que ligará SP a Campinas, o TIM e a Linha 7-Rubi transportem mais de 550 mil pessoas diariamente.
Consórcio venceu leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas (Imagem: reprodução/B3)

Novos projetos podem sair do papel em SP

O consórcio ofereceu um lance com desconto mínimo, de 0,01%, ao que o estado deverá investir no novo sistema de transporte: uma contraprestação de R$ 8,06 bilhões durante os 30 anos de concessão. Além desse valor, o estado fará também um aporte inicial de R$ 8,9 bilhões, sem desconto.

Já as empresas deverão efetuar investimentos de R$ 14,2 bilhões durante os 30 anos da concessão e serão as responsáveis pelo projeto, financiamento execução e operação dos serviços do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC).

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Após o resultado do leilão, o governador Tarcísio de Freitas destacou a vontade de dar prosseguimento aos planos de outras interligações ferroviárias de passageiros da capital. A mais avançada é com Sorocaba, cujo estudo de viabilidade está em desenvolvimento e há leilão previsto para 2025.

Tarcísio também citou outras concessões previstas para os próximos meses, como das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade (todas da CPTM). As informações são da InfoMoney.