A Renault confirmou nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, que está em negociações com a Volkswagen para construir um minicarro elétrico de baixo custo para o mercado europeu.

O CEO da montadora francesa, Luca de Meo, disse no Salão do Automóvel de Genebra que a empresa está em “boas discussões” com a VW, de acordo com um relatório da Automotive News Europe. Ele também sugeriu que outros parceiros estavam na disputa pela parceria do minicarro, mas não mencionou nomes.

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Estou aberto a qualquer pessoa que queira participar. Tenho capacidade de produção. Tenho a plataforma. Sei como fazer.

Luca de Meo, CEO da Renault

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Na semana passada, surgiu a notícia de que Volkswagen, Renault e Stellantis estavam considerando se unir para fabricar veículos elétricos mais baratos. A urgência está aumentando à medida que as montadoras europeias estão sendo deixadas para trás pela BYD e Tesla, esta última vendendo mais veículos elétricos (EVs) na Europa do que qualquer outra marca.

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De Meo acrescentou que produzir minicarros com lucro é um grande desafio, por isso tão poucas montadoras o estão fazendo. Mas há tempo para reverter isso, e estamos vendo muitas opções novas e interessantes surgindo, incluindo o novo microcarro Microlino Lite.

Microlino Lite. (Imagem: Divulgação/Micro)

Por parte da Renault, o objetivo é reduzir os custos no novo Twingo em 40% em comparação com outros EVs, cortando peças, reduzindo os tempos de fabricação, usando baterias mais baratas e acelerando o lançamento no mercado. A empresa disse que poderia aplicar essas mesmas medidas aos seus outros EVs, incluindo o recém-lançado Renault 5 e o próximo SUV pequeno Renault 4.

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“Tudo o que faremos no Twingo será revertido para o 5 e o 4, então o preço deles vai diminuir”, disse de Meo.

Momento desafiador

  • Até agora, 2024 tem apresentado uma série de obstáculos que impactam as vendas de elétricos, e as montadoras estão lutando para se adaptar.
  • Entre os problemas, alguns governos reduziram ou eliminaram incentivos para carros elétricos, empresas de aluguel estão reduzindo a frota de EVs, e há uma crescente oposição aos elétricos em um ano eleitoral tenso nos EUA e na Europa.
  • Até mesmo a Tesla está sentindo os efeitos, com uma baixa de 20% na participação de mercado este ano, eliminando cerca de US$ 150 bilhões de sua capitalização de mercado, mais que o dobro do valor da VW, segundo a Bloomberg.

Corrida pelo mercado de carros elétricos

Para permanecer no jogo, a Renault está entre as montadoras europeias correndo para produzir elétricos que tenham um preço semelhante aos veículos a combustão interna — para evitar perder para os concorrentes chineses que têm a Europa como alvo com elétricos de baixo custo.

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A Renault está mirando 2026 para o lançamento do Twingo totalmente elétrico, com um preço-alvo abaixo de € 20.000 (cerca de R$ 107 mil). O novo Twingo elétrico será baseado em uma versão encurtada da arquitetura AmpR Small encontrada no novo Renault 5, que foi lançado no Salão de Genebra. O Twingo também usará uma bateria LFP para reduzir os custos.

minicarro
(Imagem: S.Candide / Shutterstock.com)

Se o acordo acontecer ou não com a VW ou outra montadora, a Renault “continuará com o projeto com ou sem parceiro”, disse o relatório. “Não tenho tempo a perder, então não vou adiá-lo”, disse de Meo.

Enquanto a Stellantis acabou de lançar um carro elétrico abaixo de € 25.000, o Citroen e-C3, com uma versão de curto alcance por menos de € 20.000, a VW está ficando para trás na corrida para construir um veículo elétrico a bateria mais barato. Uma parceria com a Renault poderia ser uma opção viável para colocar uma nova versão do e-Up minicar elétrico e os modelos Skoda Citigo e Seat Mii em funcionamento, disse o relatório.

Certamente não é a primeira vez que montadoras europeias colaboram em minicarros — a Toyota se uniu à Peugeot e Citroen no Aygo/Peugeot 108/Citroen C1, assim como a Ford se associou à Fiat para produzir a segunda geração do Ka na plataforma do Fiat 500.